Novas formas de abordar o Mercado Externo | Projetos de Ação Coletiva
A pandemia gerou uma crise económica sem precedentes num curto espaço de tempo. Os impactos de longo prazo vão depender de quão rapidamente o novo coronavírus vai ser vencido.
Um dos maiores desafios que se coloca a todos nós é a mobilidade. A crise na procura e na confiança associada à dificuldade de mobilidade e de interações globais tem impactos na forma como as empresas olham o mercado e a manutenção da matriz exportadora.
E perante desafios complexos respostas coletivas fortemente mobilizadoras e com elevadas externalidades positivas, visando a promoção de fatores de competitividade de finalidade coletiva tornam-se mais importantes .
Por isso nesta Newsletter apresentamos 3 projetos de Ações Colectivas orientadas para a internacionalização das empresas ajustados a um mundo em mudança, mas onde sabemos que as empresas tem de voltar a encontrar o seu lugar .
E destacamos a aposta na abordagem no digital: a tendência da transformação digital acelerada pelo contexto da pandemia não pode ser interrompida e tem implicações estruturais em todos os aspectos da sociedade, incluindo vida privada, administração pública, estrutura industrial e emprego. A procura de novos mercados e a força de campanhas de comunicação que trabalham a confiança e envolvimento emocional do cliente.
1. ADE - Aveiro Digital Export - A aposta no acesso a novos mercados via canais digitais
Elisabete Rita, Vice-Presidente Executiva da AIDA CCI, explicou as estratégias necessárias a adotar no projeto ADE - Aveiro Digital Export para fazer face à situação provocada pela pandemia do COVID-19:"Tendo o projeto como objetivo estratégico capacitar as PME para a exportação através da utilização de canais digitais, e não obstante o período difícil e de muitos desafios que a Economia Mundial atravessa, este demonstra uma eficaz capacidade de resposta e de adaptação à realidade atual, uma vez que privilegia a utilização de canais digitais, na aproximação aos 5 mercados alvo.”
2. InterCork IV : Comunicação é a aposta do sector da Cortiça ao COVID-19
João Rui Ferreira, Presidente da APCOR,falou ao COMPETE 2020 sobre a resposta da Associação da cortiça à nova realidade provocada pela pandemia do COVID-19, e do novo projeto de promoção global, o Intercork IV. :" Não se trata de um projecto apenas para repetir o que já foi feito, mas para aproveitar a experiência e melhorar o que correu bem, e, acima de tudo, abrir novos mundos para a cortiça, comunicá-la de uma forma inovadora, mas, ao mesmo tempo, consistente. Será, por isso, um novo projecto, numa fase verdadeiramente desafiante para o mundo, mas no qual a cortiça, pelas suas características, poderá ter um papel ainda mais relevante."
3. Next Challenge Asia
O projeto tem como propósito reforçar a internacionalização das PME das fileiras agroalimentar, casa, infraestruturas e materiais de construção, nos mercados do Japão, da Coreia do Sul e da China. Jorge Marcolino, Diretor da Área Internacional e Responsável pelo projeto Next Challenge Asia, destaca a importância do projeto de Ação Coletiva para o aumento da base exportadora e da promoção da marca PORTUGAL .
27/08/2020 , Por COMPETE 2020