Indústrias do têxtil e vestuário convertem produção

O repto lançado pela ANIVEC para produzir equipamentos de protecção individual e vestuário de trabalho para os profissionais de saúde foi aceite por cinco empresas nacionais.
 
Clique na Imagem para ver a reportagem da TVI Reportagem TVI Internacional, sobre iniciativa da ANIVEC
 
 
1. Enquadramento da iniciativa
 
Já são muitas as empresas nacionais que converteram a sua produção, contribuindo assim no combate à pandemia do Covid-19. O sector têxtil foi um dos primeiros a fazer essa reconversão, intensificando a produção de equipamentos de protecção.
Assim, cinco empresas de vestuário e confeção - Polopique, Calvelex, Lameirinho, Riopele e Paulo Oliveira –colocaram os seus ativos e a sua capacidade instalada à disposição do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Estas empresas que detêm valências de toda a fileira, dos fios aos têxteis-lar, passando pelos tecidos e confeção de vestuário, uniram esforços para a produção de batas hospitalares.
 
Em declarações ao jornal Público, César Araújo, Presidente da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (Anivec) explicou «o nosso problema foi arranjar a matéria-prima, porque estamos completamente reféns da China. E nós queremos ter a certeza de que estamos a trabalhar com o material adequado».
 
Estas empresas foram as primeiras a responder positivamente a este desafio e a alocarem os seus recursos técnicos, produtivos e financeiros para produzir equipamentos de proteção individual, mas já há mais empresas a fazer ou em condições também de o fazer. Só com o esforço de todos será possível reduzir o impacto desta pandemia na nossa sociedade. 
 
Além disso, estão também a criar um fundo monetário para ser usado na aquisição das matérias-primas necessárias à produção dos equipamentos de proteção individual.
 
 
2. Projetos cofinanciados
 
Algumas destas empresas foram cofinanciadas pelo COMPETE 2020. Conheça alguns dos projetos inovadores:
 
Polopique 
Projeto "Estratégia Polopique 2017: High Performance Yarns / High Standard Yarns" no artigo “Polopique: uma referência mundial no sector do têxtil” https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/Proj-804-Polopique
 
Riopele
Projeto TexBoost - Less Commodities more Specialities https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/Proj24523-TexBoost-Riopele-Citeve-NL230-06122019
Projeto RiopeleTech Fabrics4Future  https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/NL_Proj32777_Fabrics4Future
Projeto R4Textiles nos artigos “Sabia que a Riopele lançou a marca Tenowa, dedicada aos produtos que venham a ser produzidos no âmbito do projeto R4Textiles?”  https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/R4Textiles-Riopele-Tenowa e “R4Textiles: Riopele aposta na sustentabilidade ambiental” https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/R4Textiles-Riopele-aposta-na-sustentabilidade-ambiental
 
 
3. Links úteis
 
Website ANIVEC https://www.anivec.com/
Vídeo sobre a reportagem TVI Internacional, sobre iniciativa da ANIVEC https://www.facebook.com/ANIVEC.APIV/videos/2559112994343812/
 
 
Fontes: Público, ECO – Economia Online e Jornal de Negócios

06/04/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia