COMPETE 2020 apoia projetos que desenvolvem soluções energeticamente sustentáveis
O setor da energia destaca-se pelo impacto significativo e papel que desempenha em todos ou outros setores, no desenvolvimento sustentável, e nos desafios societais. Portugal tem revelado um grande dinamismo na produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis, particularmente eólica, hídrica e fotovoltaica. Os valores relativos às fontes eólicas e hídrica quase duplicaram entre 2008 e 2011, enquanto a produção de energia elétrica a partir de energia fotovoltaica tem vindo a crescer exponencialmente, embora o seu peso na produção nacional de energia ainda se mantenha reduzido.
Atingir a neutralidade carbónica em 2050 implica, a par do reforço da capacidade de sequestro de carbono pelas florestas e por outros usos do solo, a total descarbonização do sistema eletroprodutor e da mobilidade urbana, bem como alterações profundas na forma como utilizamos a energia e os recursos, apostando numa economia que se sustenta em recursos renováveis, utiliza os recursos de forma eficiente e assenta em modelos de economia circular, valorizando o território e promovendo a coesão territorial.
O COMPETE 2020 atua ativamente na promoção do crescimento sustentável, incentivando uma utilização eficiente dos recursos e contribuindo para a transição de uma economia de baixo carbono, interrelacionados com o potencial crescimento de atividades relacionadas com a economia verde e azul, com o desenvolvimento das regiões e com a criação de emprego.
Nesta edição da Newsletter vamos apresentar-lhe projetos onde se investiga e desenvolve soluções inovadoras para a eficiência energética :
1. PARTILESS: Redução e Captura de Partículas em Sistemas de Queima de Biomassa
A combustão eficiente em termos energéticos e ambientais de biomassas é o aspecto fulcral deste projeto. Assim, no âmbito deste projeto a TORBEL entende ser importante implementar uma instalação piloto onde se possam demonstrar os resultados da investigação e desenvolvimento efetuado ao longo deste processo.
2. Easy Platform - Desenvolvimento de soluções inovadoras para acesso suspenso multi-weather Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projecto Easy Platform resulta do consórcio entre a Eptune Engineering, um end-user; OnRope Lda e de um centro interface o ISQ e que visa criar soluções e tecnologias para permitir que a manutenção de pás eólicas possa ser feita em condições meteorológicas adversas.
3. SmartFRAME: Janela inteligente com funcionalidades integradas para melhoria de conforto e eficiência energética dos edifícios
Dentro de um conceito de janela inteligente (“SmartFRAME”), uma janela constituída em perfis de alumínio ou fibra de vidro pultrudidos, e com várias tecnologias integradas, assentando sobre 4 linhas de I&D: I&D em janelas inteligentes com integração de sistemas autónomos, interação e domótica; I&D em janelas inteligentes para melhoria de conforto e eficiência energética das habitações; I&D em software para plataformas de controlo e monotorização online e I&D em processos de integração dos sistemas e periféricos.