As empresas aceleraram o investimento com os sistemas de incentivos
No passado dia 27 de Outubro foi apresentado o estudo “Avaliação do Impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no Desempenho das Empresas”, incluído no plano de avaliação do Portugal 2020,
Esta avaliação incidiu sobre os impactos do QREN, comparando a evolução de grupos de empresas idênticas com e sem apoios, ao longo de cinco anos, usando para o efeito a informação estatística de mais de 200 mil empresas e as suas conclusões mostram a eficácia dos sistemas de incentivos QREN e o seu contributo para evoluções favoráveis das empresas apoiadas em domínios como investimento, qualificação de recursos humanos, inovação, internacionalização e competitividade empresarial.
A título de exemplo, as empresas que beneficiaram de incentivos, dois anos após o ano de início do investimento apoiado, possuem em média mais 376 mil euros de Valor Acrescentado Bruto, vendem mais 838 mil euros, exportam mais 176 mil euros, investem mais 38 mil euros em I&D e possuem mais 8,2 postos de trabalho (dos quais 4,4 qualificados), quando comparadas com empresas que não acederam aos incentivos e que eram estatisticamente idênticas às apoiadas antes da realização dos investimentos.
Os Sistemas de Incentivos às Empresas são instrumentos fundamentais das políticas públicas de dinamização económica, designadamente em matéria da promoção da inovação e do desenvolvimento regional e assumem particular relevância no domínio da Competitividade e Internacionalização e podem ser executados actualmente pelo Programa COMPETE 2020 e pelos 5 Programas Regionais: Norte 2020; Centro 2020; Lisboa2020; Alentejo 2020 e Cresc Algarve 2020.
A consolidação do crescimento económico e da criação de emprego constituem os desafios mais relevantes da economia portuguesa e dependem, essencialmente, do reforço da competitividade e inovação das empresas nacionais.
O futuro das empresas dinâmicas depende da aposta na tecnologia, seja ao nível a conceção de ideias novas de serviços e produtos e da operacionalização de centros modernos rentáveis de produção, seja sobretudo ao nível da construção e participação ativa em redes internacionais de comercialização e transação de produtos e serviço. Inovar é fundamental permitindo que as empresas possam aceder a novos mercados, aumentem as suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor das suas marcas.
A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.
É neste contexto que nesta edição da Newsletter lhe apresentamos 4 projetos que foram apoiados no âmbito dos sistemas de incentivos do QREN pelo então COMPETE. Queríamos indicadores em histórias reais .