Têxtil nacional quer ser um player no setor da saúde
A aplicação de materiais têxteis na saúde é um campo importante e com alto potencial de desenvolvimento, e a relevância desses materiais é determinada por suas excelentes propriedades físicas, estruturais e mecânicas, tais como: resistência, extensibilidade, flexibilidade, permeabilidade ao vapor, ar e líquidos, disponibilidade em se construir estruturas bi e tri dimensionais, espessura, seção transversal.
Foram muitas as empresas têxteis portuguesas que, face à escassez de equipamentos de proteção individual no SNS para lidar com a situação gerada pelo novo coronavírus redirecionaram a sua atividade para a produção de materiais como máscaras, batas e outros dispositivos médicos.
E esta adaptação veio destacar a saúde e o bem estar como área de negócio para o setor têxtil e de vestuário português. Mas a história não começa aqui.Começa na aposta diferenciação, na investigação e no maravilhoso mundo novo dos têxteis técnicos . Os têxteis técnicos são um dos segmentos com maior vitalidade no sector têxtil . Na verdade, falar de têxteis técnicos ou de têxteis de alta tecnicidade significa, cada vez mais, falar de nanotecnologia e de microcápsulas, de química, de física, de eletrónica que se pode costurar, de engenharia de materiais. Significa falar de roupa e de tecidos, mas também da indústria automóvel e aeroespacial, da construção, de saúde, de agricultura, de ambiente.
A indústria têxtil e vestuário portuguesa é um cluster dinâmico, onde se podem encontrar empresas de todos os subsetores da fileira – fiações, tecelagens, acabamentos, malhas, confeção, têxteis-lar e têxteis técnicos - que funcionam de forma complementar e sinérgica, apoiadas por um desenvolvido sistema científico e tecnológico, no qual se destacam o Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário (CITEVE) e o Centro de Nanotecnologia e Materiais Avançados (CENTI).
Quando o setor têxtil se mobilizou e se aproximou dos players institucionais do setor da saúde dedicamos esta Newsletter a projetos onde o foco é a sáude e o bem estar :
Wear2Heal: Através de soluções tecnológicas focadas no desenvolvimento de estruturas têxteis para monitorização biométrica, tratamento e recuperação de lesões físicas, este projeto irá melhorar a qualidade de vida não só de praticantes de desporto, como também de pessoas com doenças crónicas ou de fachas etárias mais avançadas, estimulando a atividade física segura. Um projeto liderado pela empresa Tintex em consórcio com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e o CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário.
ProtechSleep : Projeto liderado pela Impetus aposta no desenvolvimento de uma nova geração de produtos de vestuário, incluindo pijamas e outro vestuário interior, para prevenção e tratamento de distúrbios do sono, combinando o conforto termofisiológico e ergonómico do produto, com o relaxamento muscular e neurológico, assim como a prevenção de envelhecimento celular decorrente desta patologia.
ActiveRest : projeto na área da saúde direcionado para pessoas acamadas ou com pouca mobilidade que visou o desenvolvimento de um resguardo têxtil de colchão inovador e inexistente no mercado. Este projeto resultou no desenvolvimento de uma matriz de sensores têxteis e atuadores à base de SMAs (Shape Memory Alloys ou seja, atuadores com base em elementos de memoria de forma). Os sensores fazem a leitura dos pontos de pressão do utilizador e através de um algoritmo dão informação aos atuadores para se moverem de forma a aliviarem a respetivo ponto de pressão. Sempre que pertinente são lançados alertas para os cuidadores. Este projeto foi liderado pela empresas Têxteis Penedo em parceria com o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave),o Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário (CITEVE).
TexBoost - less Commodities more Specialities : O futuro dos Têxteis nacionais Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o TexBoost - Less Commodities more Specialities é um projeto estruturante do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda que tem o objetivo de englobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de empresas da fileira Têxtil e Vestuário, mas também de outros sectores da economia complementares.