Setor da Saúde em contra ciclo - Empresas apostam em I&D para a diferenciação no mercado
Tecnologia, saúde e produtos sustentáveis serão dos setores em melhor posição não só para gerar as melhores oportunidades de investimento, a médio prazo, podendo mesmo vir a crescer significativamente ao sabor das novas exigências trazidas pela pandemia mundial do novo coronavírus.
A Saúde é um setor proeminente e em rápido desenvolvimento em Portugal, tendo registado uma evolução notável ao longo das últimas duas décadas. As inovações tecnológicas no setor da saúde contribuem para uma alteração de paradigma, onde o foco é a preocupação com bem-estar e com o cuidado de vida do ser humano, de maneira mais equilibrada. A disseminação de tecnologias voltadas para a conectividade de todas as informações da vida da pessoa, como hábitos alimentares, físicos, procedimentos cirúrgicos realizados, predisposições a doenças, tornam-se essenciais para um acompanhamento mais minucioso, mais preventivo da saúde da população.
Neste setor o impacto da incorporação das tecnologias de informação tem permitido o desenvolvimento de soluções vastas que atuam como coadjuvantes da atividade médica. Mas a utilização das novas tecnologias na área de saúde não está restrita, apenas, aos equipamentos de última geração que são utilizados em hospitais, centros de diagnóstico, clínicas ou unidades básicas de saúde. A incorporação do saber contribui para o aumento da qualidade e da expectativa de vida. O volume e a velocidade de dados gerados diariamente na saúde tornam cada vez maior a necessidade de uso de tecnologias capazes de capturar, cruzar e interpretar informações em tempo real. E acima de tudo as inovações tecnológicas no setor da saúde contribuem para uma alteração de paradigma, onde o foco é a preocupação com bem-estar e com o cuidado de vida do ser humano, de maneira mais equilibrada. A disseminação de tecnologias voltadas para a conectividade de todas as informações da vida da pessoa, como hábitos alimentares, físicos, procedimentos cirúrgicos realizados, predisposições a doenças, tornam se essenciais para um acompanhamento mais minucioso, mais preventivo da saúde da população.
As exportações em Saúde cresceram 17% em contraciclo com a balança comercial portuguesa, de acordo com informação do comunicado do Health cluster portugal (13 agosto 2020). A pandemia não afetou a tendência de crescimento que temos assistido nas exportações portuguesas em Saúde. De acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações em saúde estão em contraciclo com a balança comercial portuguesa: cresceram quase 17%, (16,4%) enquanto a balança comercial portuguesa diminuiu 17,1%. São 810 milhões de euros no 1º semestre de 2020, mais 115 milhões euros do que no período homologo de 2019.
Em Portugal a Saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 9 mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas.
O Compete 2020 apoia fortemente projetos que integram a tecnologia na Saúde, nomeadamente através do intrumento de incentivo à Investigação e Desenvolvimento e que onde o foco é a preocupação com bem-estar e com o cuidado de vida do ser humano, de maneira mais equilibrada:
- Meta.Ortho.Finger: Dispositivos para a mobilização digital relativa e ativa da mão na reabilitação pós-cirúrgica tendinosa Com o apoio do COMPETE 2020 foi possível o arranque do projeto Meta.Ortho.Finger, na qual consiste no desenvolvimento de um dispositivo médico para auxiliar no tratamento terapêutico para a reabilitação pós cirurgia tendinosa" revela Luis Lopes responsável do projeto.
- Legattus
Durante décadas nada mudou na forma como doentes, profissionais e famílias interagiam num ambiente de internamento hospitalar. Com o Legattus, tudo muda para melhor. Nesta mudança, os doentes e seus familiares ganham especial relevo e os profissionais de saúde são ajudados nas suas infindáveis tarefas. Com o Legattus, todos ficam finalmente ligados" afirmou João Miguel Domingos ao COMPETE 2020.
- EyeSightCAD-DR: Auxiliar o diagnóstico da retinopatia diabética
Projeto apoiado pelo COMPETE 2020,com o EyeSightCAD-DR, a Neadvance propõe lançar no mercado uma ferramenta inovadora, com capacidade de analisar imagens do fundo do olho adquiridas em momentos diferentes, permitindo auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico e na monitorização da retinopatia diabética.
- siRNAGlau: Uma nova terapia para o Glaucoma No âmbito de um projeto apoiado pelo COMPETE 2020, a Phyzat Biopharmaceuticals - uma startup fundada há 5 anos no Porto – tem investido na investigação e desenvolvimento de terapêuticas que permitam silenciar a expressão de genes envolvidos em mecanismos associados a diversas doenças degenerativas.