A liderança das bicicletas made in Portugal | Um setor em contra ciclo
Dados do Eurostat revelam que, pela primeira vez, Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia. Portugal chegou ao pódio europeu da produção de bicicletas, com 2.652.392 milhões de unidades produzidas, de acordo com dados oficiais do Gabinete de estatística da UE, Eurostat.
Olhando para a série histórica, o nosso país foi sempre dos que registou valores mais elevados na produção de bicicletas, equiparado com a Itália. Em 2012 foram produzidas 1.112.180 bicicletas nacionais, no ano seguinte o número diminuiu ligeiramente para 1.079.495, mas voltou a aumentar em força em 2014 com uma produção de 1.393.360 bicicletas.
A indústria portuguesa de bicicletas é composta por empresas de pequena e média dimensão, que empregam no total cerca de 1.700 trabalhadores, dos quais 900 na produção de bicicletas e os restantes nos componentes.
Na última década registou-se uma alteração significativa no padrão de especialização da indústria transformadora em Portugal, saindo da dependência de atividades industriais tradicionais para uma situação em que novos setores, de maior incorporação tecnológica, como a Indústria 4.0, ganharam peso e uma dinâmica de crescimento, destacando-se o setor automóvel e componentes, a eletrónica, a energia, o setor farmacêutico e as indústrias relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação.
A consolidação do crescimento económico e da criação de emprego constituem os desafios mais relevantes da economia portuguesa e dependem, essencialmente, do reforço da competitividade e inovação das empresas nacionais. A dimensão tecnológica é parte integrante duma matriz de desenvolvimento nacional dado que o futuro de uma indústria terá de ser sustentado pelo desenvolvimento constante do conhecimento e em tecnologia, e inteiramente virada para o mercado global. O futuro das empresas dinâmicas depende da aposta na tecnologia, seja ao nível a conceção de ideias novas de serviços e produtos e da operacionalização de centros modernos rentáveis de produção, seja sobretudo ao nível da construção e participação ativa em redes internacionais de comercialização e transação de produtos e serviço. A aposta na inovação associa-se à necessidade de dar novas respostas as exigências do mercado em relação à micro-mobilidade. A Comissão Europeia ambiciona uma Europa neutra em relação ao clima até 2050: a 28 de novembro de 2018, a Comissão apresentou a sua visão estratégica a longo prazo para uma economia próspera, moderna, competitiva e neutra em relação ao clima até 2050. Os consumidores procuram soluções de mobilidade menos poluentes e são estimulos para as empresas desenvolverem novos produtos .
As empresas do setor têm encontrado nos instrumentos do Compete 2020 respostas para a pressão constante de serem inovadoras e manter a sua matriz exportadora . Nesta edição vamos falar das empresas e dos projetos que contribuem para colocar Portugal na liderança da produção de bicicletas
Triangle´s - a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicleta em alumínio de forma robotizada Em entrevista ao COMPETE 2020, o General Manager da Triangle´s, Luís Pedro, destaca a importância do COMPETE 2020 teve/tem uma importância nuclear no projeto Triangles, considerando que a grande diferenciação da Triangles assenta na inovação e desenvolvimento tecnológico de processos produtivos e de produto. A Triangle’s Cycling Equipments foi constituída em março de 2015, e surge como uma empresa de fabrico de quadros em alumínio, destinado à indústria de bicicletas. Apresenta-se como uma empresa pioneira em Portugal e na Europa, uma vez que as empresas fornecedoras se encontram no continente asiático.O projeto Triangles veio complementar a produção de um componente na indústria da bicicleta que não existia na Europa. Atualmente a Triangles já emprega cerca de 200 colaboradores, sendo que 30% são altamente qualificados.
RODI - A RODI atua no mercado das duas rodas a mais de 65 anos, sendo que ao longo dos últimos anos a evolução foi notória e a presença no mercado internacional aumentou gradualmente, tendo sempre “como principal objetivo o fabrico de produtos especializados de alta qualidade”. Lideres europeus no setor do ciclismo e um dos grandes players mundiais nos lava-louça, a Rodi assume um papel primordial em Portugal e no resto do mundo. Para Rémy Silva - Diretor financeiro,da empresa o apoio do COMPETE 2020 permitiu à empresa alavancar investimento e tornar se mais competitiva
RTE - Desde a sua fundação, a RTE especializou-se na prestação de serviços para as indústrias produtoras e utilizadoras de produtos metálicos, com destaque para o tratamento anticorrosivo, o revestimento, a pintura e o acabamento de superfícies. Atualmente, a atividade da RTE centra-se na montagem de bicicletas, atividade que é complementada com a produção interna de componentes a incorporar no produto final. O projeto financiado pelo COMPETE 2020 permitiu criar 3 novas linhas de produção de componentes que antes eram importados. Resultados qualitativos: Permitiu a produção interna de componentes muito sensíveis à atividade e que até então eram importados. A RTE é agora a única empresa na Europa a trabalhar nestas condições.