INNOVCAR e o iFACTORY: A Bosch a investir em inovação

INNOVCAR e o iFACTORY são dois grandes projetos promovidos pela Bosch em parceria com a Universidade do Minho, uma estratégia integrada de aquisição de conhecimento científico e de desenvolvimento de tecnologia.

 

Enquadramento

O INNOVCAR e o iFACTORY são dois grandes projetos na fronteira do conhecimento nos domínios:

> da realidade aumentada;

> da condução autónoma;

> da interface homem-máquina;

> da flexibilidade produtiva e inteligente: novas metodologias de conceção de dispositivos eletrónicos e do controlo de processos.

Ambos os projetos contam com a Universidade do Minho como parceira. Os resultados esperados vão traduzir-se num aumento significativo de criação de postos de trabalho, gerados, obviamente, pelos resultados positivos e avassaladores dos projetos em causa.

 

Projetos

Innovcar

A Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. continua a afirmar-se como fonte de criação de conhecimento e tecnologia nas soluções multimédia do automóvel do futuro.

Continuar na vanguarda significa responder adequadamente aos desafios atuais do automóvel do futuro, que incluem:

> a segurança e conforto (com o objetivo de longo prazo da condução autónoma);

> a conveniência e o entretenimento (para o paradigma atual do “carro conectado” no contexto das redes de transporte e cidades inteligentes),

> e a eficiência e ecologia (redução de consumos e do impacto no ambiente).

O projeto INNOVCAR inclui um conjunto articulado de linhas de I&D em torno do desenvolvimento de novos produtos e serviços e dos processos de suporte ao desenvolvimento de produto, das ferramentas de controlo de qualidade e dos processos de fabrico necessários à capitalização dos novos produtos no mercado.

As inovações do projeto ultrapassam claramente as meras inovações ao nível de produtos, processos e serviços. Trata-se de inovações mundiais que estão no cerne da revolução atual que promete alterar radicalmente a forma como hoje vemos o automóvel e a segurança, o conforto e o prazer associados à mobilidade automóvel.

Um novo sistema de comunicações para veículos e redes de transporte inteligentes, novos sistemas sensoriais e de deteção da envolvente, novos sistemas de interação homem-máquina (HMI) seguros, que irão contribuir para avanços na direção da condução autónoma.

Novas experiências associadas à condução serão proporcionadas por linhas de produto de software e novas aplicações cloud que irão proporcionar novos serviços de entretenimento, conetividade, mobilidade e acessibilidade no contexto dos veículos e cidades inteligentes. Novos sistemas de cancelamento de ruído, sensores sem ruído e chassis 100% em plástico irão permitir melhorar o ambiente no interior automóvel e a redução de consumos.

As inovações deste projeto irão traduzir-se em pelo menos 12 novas patentes e estima-se que contribuam para vendas internacionais na ordem dos 1,1 mil milhões de euros entre 2019 e 2025. O projeto contribui para o aumento das capacidades de I&D dos copromotores e para o aumento do emprego jovem, através da contratação 151 quadros jovens para afetação exclusiva à I&D.

 

iFACTORY

O mercado automóvel caracteriza atualmente por um rápido avanço tecnológico, exigências cada vez mais personalizadas dos clientes no contexto atual da customização em massa e uma pressão concorrencial que obriga a reduções de preços significativas. A industrialização de novos produtos é uma necessidade constante, tem ciclos cada vez mais curtos e enquadra-se em janelas de oportunidades para produtos rentáveis e com sucesso cada vez mais reduzidas.

A estratégia atual de expansão da Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. depende muito grandemente da sua capacidade para responder de forma flexível ágil e rápida aos desafios colocados na industrialização de novos produtos. Torna-se imperativo aumentar os níveis de produtividade, eficiência, flexibilidade e qualidade da fábrica, de modo a tornar-se competitiva na atração dos principais projetos de industrialização de novos produtos do grupo Bosch.

O projeto iFactory pretende responder a estes desafios com uma estratégia de inovação integrada que envolve a investigação e desenvolvimento de novos materiais e dispositivos para controlo de qualidade, industrialização, fabrico e gestão da fabrica; a investigação e desenvolvimento de novas técnicas, sistemas e ferramentas de controlo de qualidade; a investigação e desenvolvimento de novos processos e técnicas de prototipagem e de fabrico, e a investigação e desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de sistemas de informação e de apoio à decisão para a gestão das operações da fábrica.

O projeto iFactory ira gerar avanços científicos e tecnológicos que se irão traduzir num conjunto de processos, sistemas e ferramentas que irão conferir um alto nível de flexibilidade e qualidade, combinada com custos competitivos, as principais operações relacionadas com as diferentes fases de projetos de industrialização.

As inovações deste projeto irão traduzir-se em pelo menos 10 novas patentes e estima-se que contribuam para vendas internacionais na ordem dos 1,1 mil milhões de euros entre 2019 e 2025. O projeto contribui para o aumento das capacidades de I&D dos copromotores e para o aumento do emprego jovem através da contratação de 117 quadros jovens para afetação exclusiva a I&D.

 

Apoio

Os projetos promovidos pela Bosch contam com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um Investimento elegível de cerca de 50 milhões euros o que resultou num Incentivo de aproximadamente 29 milhões euros.

 

Entidade Promotora

A Bosch é representada em Portugal pela Bosch Termotecnologia, em Aveiro, a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, e a Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, em Ovar. Nestas localizações, a empresa desenvolve e fabrica soluções de água quente, multimédia automóvel e sistemas de segurança e comunicação, 95% dos quais exportadas para os mercados internacionais. A sede do Grupo no país está em Lisboa, onde são realizadas atividades de vendas, marketing, contabilidade e comunicação, bem como serviços partilhados de recursos humanos e comunicação para o Grupo Bosch. Além disso, a empresa possui ainda um uma subsidiária da BSH Eletrodomésticos, em Lisboa. Com mais de 4.000 colaboradores, a Bosch é um dos maiores empregadores industriais de Portugal e gerou, em 2016, 1,1 mil milhões de euros em vendas internas.

 

Grupo Bosch

O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 390.000 colaboradores em todo o mundo. As operações do Grupo estão divididas em quatro áreas de negócio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Soluções de Mobilidade,

2. Tecnologia Industrial,

3. Bens de Consumo,

4. Tecnologia de Energia e Edifícios.

Líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades Inteligentes, mobilidade e indústria conectada. A empresa utiliza o seu conhecimento em tecnologia de sensores, software e serviços, bem como a sua própria cloud IoT para oferecer aos seus clientes soluções conectadas e em diversos domínios a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico da Bosch é fornecer inovações para uma vida conectada. Os produtos e serviços do Grupo Bosch são concebidos para cativar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções inovadoras e úteis. Desta forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologia para a Vida".

 

Testemunho in Portugal | Notícias Corporativas

Para o reitor da UMinho, António M. Cunha, esta parceria é "o resultado do sucesso da colaboração dos últimos anos”, acrescentando que “a Bosch desafiou a UMinho para um novo, ambicioso e exigente programa de desenvolvimento, baseado em dois projetos de inovação – o INNOVCAR e o iFACTORY –, iniciados em julho de 2015. São dois grandes projetos na fronteira do conhecimento nos domínios da realidade aumentada; da condução autónoma; da interface homem-máquina; da flexibilidade produtiva e inteligente: novas metodologias de conceção de dispositivos eletrónicos e do controlo de processos”.
A Bosch está a investir em inovação como estratégia de consolidação do negócio no país. Nos últimos anos, conseguiu trazer para Braga novos projetos de I&D, incluindo, mais recentemente, o desenvolvimento de software. Hoje desenvolve não apenas soluções para a divisão de Multimédia Automóvel, onde é a principal fábrica no mundo, mas também para outras divisões da Bosch, como é o caso dos sensores de ângulo de direção do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade). “Portugal é um parceiro estratégico para a Bosch. A nossa aposta na I&D acaba por ser também uma força motriz para o crescimento da produção em Portugal, como mostram as previsões de crescimento das vendas e o plano de contratar 1.000 colaboradores até 2018”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal.

 

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25/07/2017 , Por Célia Pinto