CAL MAIS - Câmara Agrícola Lusófona - Associação Agrícola para os países de língua oficial portuguesa
Capacitar as empresas associadas para se internacionalizarem, dando-lhes ferramentas para responderem e estarem presentes ativamente no mercado PALOP e brasileiro, promovendo assim a sua competitividade.
Projeto
Projeto de Internacionalização promovido pela Câmara Agrícola Lusófona (CAL) que tem objetivo potenciar a capacidade exportadora das empresas portuguesas, através do fomento de parcerias comerciais e da presença em feiras internacionais dedicadas ao setor agroalimentar, com especial foco na indústria de alimentos compostos para animais, carnes processadas, laticínios-queijos, azeite, hortofrutícolas, vinhos, produtos em conserva e frutas.
A Câmara Agrícola Lusófona oferece aos associados ferramentas que lhes permite dar responderem e estar presentes ativamente no mercado PALOP e brasileiro, promovendo assim a sua competitividade.
O projeto integra iniciativas na área da promoção internacional das empresas com o objetivo de assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa, visando a realização de diversas ações com o intuito de aumentar o volume de negócios das empresas no exterior.
As ações a desenvolver no âmbito do projeto são relativamente diversificadas mas todas igualmente importantes e estruturais para um adequado programa de internacionalização e exportação.
No âmbito do projeto foram organizadas:
> Ações de prospeção e missões empresariais,
> Ações de promoção,
> Participações em feiras
> Missões inversas com potenciais importadores dos mercados identificados.
Foram, ainda, realizadas algumas ações de apoio e estruturação do projeto, como a realização de campanhas de marketing eletrónico, a realização de estudos com informação de apoio à internacionalização e planos integrados de abordagem aos mercados selecionados adaptado às condições específicas das empresas associadas da CAL.
A maior parte destas iniciativas foram inovadoras para o sector. Os mercados escolhidos potenciaram ainda mais a capacidade de exportação das empresas e reforçaram o papel da CAL enquanto entidade que lidera as iniciativas conjuntas de internacionalização do sector agropecuário nacional nos países de influência Lusófona.
Mais concretamente, o projeto integrou as seguintes ações:
1 - Ações de criação de estudos e projetos, designadamente na criação de programa de marketing internacional, estudos de apoio à internacionalização e planos integrados de abordagem aos mercados;
2 - Ações de prospeção de oportunidades de negócio e reuniões bilaterais com potenciais importadores, distribuidores e agentes e missões inversas;
3 - Participação em feiras e certames internacionais de negócio, do ramo agroalimentar;
4 - Ações de promoção em diferentes mercados;
5 - Campanhas de marketing.
Apoio
Projeto promovido pela CAL conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um Investimento elegível de 654 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 361 mil euros.
Entidade Promotora
A Câmara Agrícola Lusófona (CAL), desde a sua constituição, tem-se dirigido à internacionalização, à exportação e à cooperação da agricultura nacional nos países de língua oficial Portuguesa.
A CAL é, assim, uma plataforma que permite às organizações e às empresas estabelecerem parcerias para promover a internacionalização, a inovação e o empreendedorismo, sendo uma entidade reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, pelo Ministério da Economia, pelo Ministério da Agricultura e do Mar e pela CPLP- Comunidade de Países Língua Oficial Portuguesa.
A CAL - Câmara Agrícola Lusófona é hoje a maior plataforma do agronegócio da CPLP, uma associação empresarial sem fins lucrativos presente em todos os países da CPLP, que promove a divulgação do agronegócio, em território nacional e internacional, com particular ênfase nos países de língua portuguesa, que representa um mercado diversificado com mais de 260 milhões de consumidores, detendo 4% do produto interno bruto (PIB) mundial e 2% do comércio mundial.