ABIMOTA PORTUGAL FEST 2020
Enquadramento
Na prossecução dos seus objetivos, a ABIMOTA tem empreendido várias ações ao longo da sua existência, pretendendo, deste modo, contribuir significativamente para o dinamismo e evolução do sector da mobilidade suave.
No caso particular da mobilidade, a estratégia seguida pelas Empresas e apoiada pela associação tem permitido um crescimento significativo das exportações. Em particular no mercado das bicicletas elétricas, que tem assistido a um crescimento da procura, em particular na Europa, com as vendas a registarem uma taxa de crescimento de mais de 15%.
Portugal tem o potencial de se tornar um importante centro de produção na Europa, já que o país é capaz de responder à procura devido à sua flexibilidade na cadeia de fornecimentos e à capacidade de resposta pronta resultante da necessidade de aumentar a rapidez dos canais de comercialização.
Já o setor das ferragens e mobiliário metálico e urbano insere-se num mercado que vende para 166 países, onde os três maiores destinos (França, Alemanha e Espanha) representam 58% (855 M€) das exportações do setor.
Testemunho de Gil Nadais | Secretário-Geral da ABIMOTA
Gil Nadais | Secretário-Geral da ABIMOTA |
A ABIMOTA, com o seu projecto Portugal Bike Value desenvolveu, e desenvolve, um trabalho que permitiu reposicionar Portugal no mercado internacional da produção de bicicletas e mobilidade suave. Graças a este projeto o nosso país é hoje visto como um caso de estudo a nível internacional, neste setor. No entanto, a mobilidade suave caminha num sentido cada vez mais abrangente; não se ficando apenas do veículo, mas sim por toda a infraestrutura que permite a utilização do veículo e dessa forma a mobilidade tem que ser pensada e programada, de acordo com uma visão holística, desde o veículo até aos locais de carregamento e de estacionamento, por exemplo. |
O ecossistema da mobilidade, tal como é previsível, a isso vai obrigar no médio prazo, criando necessidades a nível de mobiliário urbano e não só, que vai possibilitar dar resposta às necessidades geradas pela nova mobilidade. Desta forma há todo um mundo emergente que começa nas ferragens e avança pelos pontos de carregamento e estacionamento, por exemplo. A nossa experiência prévia, nomeadamente com o Portugal Bike Value, diz-nos que a participação do Compete 2020 é fundamental, pois não só nos permite ter o apoio financeiro para colocar o projeto em marcha, como permite-nos ter acesso a ferramentas e todo o apoio a nível de aconselhamento sobre as melhores práticas para a internacionalização. |
Projeto
O plano de ação deste projeto visará ações em mercados, onde existe uma maior visibilidade internacional de modo a abranger o maior número de mercados. Assim a escolha de mercados alvo a envolver na presente ação assume dois eixos para os setores envolvidos:
1. Reforço da Imagem de Portugal como fornecedor nos principais mercados de destino das exportações aproveitando o reconhecimento e posicionamento que já goza nesses países 2. Demonstrar as capacidades e competências dos setores envolvidos em novos mercados como forma de diminuir o risco de exposição a um conjunto limitado de economias e aproveitar o crescimento económico que as economias emergentes apresentam.
O plano de internacionalização, definido com base nos critérios identificado pelos associados da ABIMOTA centram-se em dois ramos de atividade:
1. Mobilidade e 2. Ferragens
No fundo trata-se de incluir para o Plano 2020/2022 os restantes setores de atividade que lhe estão associados, alargando a promoção coletiva ao setor das ferragens, que representam um número significativos dos seus associados.
O projeto visa trabalhar o "Sector Brand" relacionados com a atividade dos Associados da ABIMOTA, promovendo as principais capacidades e competências existentes em Portugal, no sentido de criar um ambiente mais favorável para a realização de negócios.
Objetivos
O objetivo estratégico desta ação é o desenvolvimento de Plano de promoção Coletivo, que funcione como catalisador de contactos empresariais para as empresas portuguesas dos setores das Duas Rodas e Ferragens de forma a oferecer e a permitir uma amplitude de oferta para as várias áreas de atividade.
Em forma de resumo, apresentam-se alguns dos objetivos operacionais, do Plano de promoção coletivo ABIMOTA Export 2020:
- Reforçar a imagem do país de modo a influenciar positivamente o comportamento dos consumidores em nos mercados alvo; - Trabalhar a imagem de Portugal quanto à expectativa de preços dos consumidores; - Informar os Potenciais Clientes para que possam ter a capacidade de distinguir o país onde é realizado o design, a fabricação, a montagem ou, até mesmo, a origem do produtor; - Trabalhar a imagem dos produtos originários de Portugal de modo a tirar partido da atual imagem do mesmo; - Informar os potenciais clientes sobre a real realidade de Portugal de modo a esbater alguns preconceitos; - Alterar a imagem dos produtos originários de Portugal através da participação em eventos internacionais, de modo a acelerar esse processo;
O objetivo é levar todas as empresas do sector, que a ABIMOTA representa, a ações em mercados onde se garanta a exposição ao maior número possível de potenciais novos clientes, assim este plano vai incluir:
• O setor das 2 rodas incluindo os LEV (Light Electric Vehicles) dado que representam um novo universo de oportunidades para o sector de forma a aproveitar as oportunidades que emergem.
• O setor das ferragens e mobiliário metálico e urbano
Resultados esperados
O principal impacto a atingir com este projeto é o de consolidar e expandir a promoção dos setores de atividade da ABIMOTA, com o intuito de reforçar a imagem de Portugal como produtor de bicicletas e ferragens europeu, promover as competências na prestação de serviços (capacidade produtiva) junto das principais marcas de renome internacional e a captação de investimento estrangeiro atraindo para solo nacional novas unidades de produção.
Apoio
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização – o projeto envolveu um investimento elegível de 708 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 602 mil euros.