Investigação visa criar solução inovadora não-invasiva para examinar lesões subtis da pele
L.A.S.E.R.-P.: Laser Acústico para Sondar, Examinar e Remediar a Pele
Este projeto de investigação introduz uma solução não-invasiva, compacta e capaz de examinar as anormalidades da nossa pele, indetetáveis ao olho clínico, usando uma técnica de imagem fotogramétrica para uma observação contínua das mudanças subtis das lesões da pele.
1. Síntese
Uma das causas mais comuns das anomalias na nossa pele prende-se com mudanças estruturais dos constituintes internos que exibem alterações físicas subtis e indetetáveis ao olho clínico. As ferramentas clínicas disponíveis para a inspeção e examinação da pele revelam-se insuficientes para medir estas modificações microscópicas. Este projeto introduz uma solução não-invasiva, compacta e capaz de superar essas dificuldades usando uma técnica de imagem fotogramétrica para uma observação contínua das mudanças subtis das lesões da pele. O exame das estruturas da pele em cada caso pode contribuir para definir o melhor tratamento possível, mas também para remediar a pele.
“O projeto L.A.S.E.R.-P contempla a investigação de um laser acústico para sondar, examinar e remediar a pele, de forma a desenvolvermos uma ferramenta clínica disruptiva e inexistente que conjugue a examinação in vivo não destrutiva de estruturas celulares da nossa pele (ecografia ultra-sónica de alta frequência) e ao mesmo que permita a permeabilização da epiderme para a entrega de fármacos pela via cutânea”, explica Gonçalo de Sá, CEO da Laserleap Technologies.
“O apoio financeiro do COMPETE 2020 é crucial para atingirmos os objetivos/milestones da nossa empresa com este projeto e após 9 meses de trabalho conseguimos investigar e prototipar o primeiro laser acústico com as características técnicas desejadas. Os próximos passos passam pela incorporação de sensores e articulação com os parceiros de Medicina do consórcio para os estudos clínicos necessários”, garante o CEO.
“A supervisão, flexibilidade e conhecimentos dos membros do COMPETE 2020 têm garantido à LaserLeap a exequibilidade destes objetivos”, enaltece Gonçalo de Sá.
2. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de copromoção, o projeto L.A.S.E.R.-P.: Laser Acústico para Sondar, Examinar e Remediar a Pele envolveu um investimento elegível de um milhão de euros e um incentivo FEDER de 752 mil euros.
3. Website
Laserleap Technologies, SA | Website