DigiXsafe - Sistema de proteção de nova geração para Passagens de Nível

O projeto DigiXsafe, promovido pela EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A., tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução inovadora e de baixo custo para sistemas de controlo automático das passagens de nível ferroviárias (PN), solução essa que respeite todos os requisitos e normas de segurança atualmente em vigência.

Esta solução consiste no desenvolvimento de uma plataforma baseada numa arquitetura inovadora e modular de hardware e software de segurança, bem como de um interface digital com um sistema que detete eficazmente a aproximação dos comboios.

A segurança de pessoas e bens é a maior preocupação em qualquer sistema de transportes. A interação entre uma estrada e uma linha férrea (Passagem de Nível) representa um ponto crítico em termos de segurança, que implica a utilização de um sistema de proteção, que pode ser através de semáforos, cancelas, sinais sonoros, etc.

O projeto contará com o desenvolvimento de um interface digital com os sistemas de deteção de aproximação do comboio à PN (contadores de eixos), nomeadamente a comunicação e controlo destes sistemas através de protocolo de segurança, a desenvolver e certificar, por forma a obter soluções modulares e de mais baixo custo.

Um sistema de controlo de PN é ativado pela deteção de um comboio em aproximação à intersecção (PN), que provoca um sinal para o sistema de proteção atuar (barreira, semáforo, etc.), para garantir a proteção de pessoas e veículos.

Este sistema está calibrado para que o sistema de proteção atue com a devida antecedência, mas que não fique fechado por um tempo superior ao necessário e legalmente estabelecido. A espera prolongada é o principal motivo para que se desrespeite a sinalização. Pretende-se, por isso, reduzir, dentro dos limites de segurança, a antecedência com que o sistema é ativado, com particular atenção para os comboios mais lentos. Após passagem do comboio o sistema de proteção deverá ser desativado. Nesta fase é necessário garantir que efetivamente todo o comboio já passou a PN.

O sistema irá ainda contar com um mecanismo de supervisão e diagnóstico que permita a monitorização em contínuo de todos os eventos e falhas (que não deverão existir) e o seu registo de forma permanente. Este sistema deverá permitir, em caso de identificação de um estado de falha, que a PN entre em modo de segurança e envie um alarme para a entidade gestora, que irá conseguir aceder remotamente ao dispositivo. Pretende-se que estas funcionalidades permitam:

- Análise de falhas mais precisa e rápida;

- Deteção atempada de potenciais falhas que possam comprometer o sistema;

- Redução do tempo de manutenção e aumento da disponibilidade.

Com os resultados do projeto pretende-se obter no final um novo produto que permita a diferenciação da concorrência e vá de encontro às tendências atuais e futuras do mercado e ser determinante para a EFACEC estar apta a entrar em mercados Europeus, como os da Polónia, Noruega, Roménia, etc.

A Equipa

A EFACEC realizará este projeto, com uma equipa multidisciplinar constituída por 17 colaboradores (incluindo 1 nova contratação), todos eles com uma forte experiência no que respeita ao desenvolvimento e implementação de projetos de I&D. A equipa de projeto acumula uma vasta experiência de sucesso com mais de 20 anos no desenvolvimento e gestão de projetos de ID e detém todas as competências chave, para assegurar o sucesso do mesmo.

Em declarações ao COMPETE 2020, José Mário Fonseca, Gestor de Produto da EFACEC, afirma que:

“O apoio do COMPETE 2020 vai permitir à EFACEC prosseguir os investimentos que tem vindo a fazer na última década na área da sinalização ferroviária e passagens de nível. Com isso conseguiremos consolidar o nosso posicionamento numa área tecnológica tão exclusiva, tanto a nível nacional como internacional.” 

 

Apoio do Compete 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 558 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 336 mil euros.

12/02/2018 , Por Miguel Freitas
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