Fábrica de Histórias
A Fábrica de Histórias é um projeto de promoção do livro, da leitura e das artes, que se desenvolve em escolas públicas e que consiste na implementação de um programa de criação coletiva na elaboração de um livro da autoria dos alunos, em colaboração com professores e mediadores de diferentes áreas curriculares, técnicas e artísticas.
Enquadramento
O desenvolvimento de projetos mobilizadores e passíveis de ser integrados no espaço curricular é indispensável para motivar e despoletar capacidades e aptidões. Manter a comunidade escolar, em particular alunos e professores, focada em torno de uma atividade multidisciplinar e em todas as fases do processo de produção de um objeto artístico que os aproxime, trabalhando em parceria, assume-se como uma atividade de alto impacto na formação e sensibilização de públicos.
A realização do projeto paralelamente em quinze agrupamentos de escolas do distrito de Portalegre, numa lógica de interação, com uma participação ativa no processo criativo e de difusão das artes, permite incrementar o relacionamento com a cultura e a oferta cultural num território que pode e deve afirmar a sua identidade.
Utilizando a arte como ferramenta pedagógica e tendo como elemento de referência o funcionamento encadeado de uma linha de montagem, os alunos participam nas várias fases do processo de criação e de produção do produto final, aproximando-se do mundo artístico e promovendo um relacionamento afetivo e sólido com a linguagem literária, o livro e a escrita, dotando-os de competências artísticas e técnicas.
Projeto
Ao longo de nove meses, durante o ano letivo 2021/2022, o projeto será desenvolvido junto de quinze agrupamentos de escolas dos quinze concelhos do distrito de Portalegre, a saber: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, abarcando cerca de 660 alunos.
O parceiro privilegiado será a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
O projeto está alinhado com as principais prioridades e objetivos desta sub-região, contribuindo para corrigir os constrangimentos atuais e as condições periféricas que muito a caraterizam, neste caso no que respeita especificamente à educação - nas vertentes da promoção do sucesso escolar e na descida dos índices de abandono escolar - e à cultura – contrariando o círculo vicioso: baixa circulação de espetáculos, reduzida criação e produção cultural nativas, baixo envolvimento da comunidade e extinção de públicos culturais.
O projeto culmina com o evento de lançamento do livro impresso e do seu formato digital. Este evento, programado para os quinze concelhos acima elencados, em espaços públicos com acesso adequado a todos os públicos, traduz-se numa apresentação performativa original, concebida de acordo com os objetivos do projeto e tendo em mente o seu público-alvo e da apresentação do making of. Estes eventos são dirigidos aos alunos-autores, aos seus agregados familiares e ao público em geral, e deverão atingir uma audiência aproximada de 3000 pessoas.
Escolha do Tema de Trabalho
O tema comum proposto aos alunos-autores é “A Água”, sublinhando a sua importância vital e a necessidade da sua preservação, abrangendo várias vertentes (com base nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tal como definidos na Agenda 2030) – energias renováveis e acessíveis, água potável e saneamento, ação climática, proteção da vida marinha, cidades e comunidades sustentáveis e produção e consumo sustentáveis.
De sublinhar o facto deste serviço cultural e educacional ter o apoio institucional da UNESCO e deter a chancela LER+, concedida pelo PNL2027 – Plano Nacional de Leitura 2027.
Testemunho | Rui Rochinha Andrade, Responsável de Projetos da CABEÇUDOS
Rui Rochinha Andrade, Responsável de Projetos da CABEÇUDOS |
O apoio do COMPETE 2020 é fulcral para a concretização deste projeto, que permitiu suprimir processos administrativos complexos e agilizar procedimentos das entidades intervenientes (15 Municípios e 15 Agrupamentos de Escolas). Trabalhando a promoção da leitura e das artes, vamos desenvolver o tema “A Água” com todos os alunos do 1. º CEB do Alto Alentejo e respetivas famílias, reforçando junto da comunidade a importância do tema em causa, atualmente um dos principais focos da CIMAA. Em paralelo com os objetivos do PNL2027 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, trabalha-se com as escolas e os seus alunos na assunção e transmissão de mensagens, utilizando as artes como instrumento. |
Apoio
O projeto Fábrica de Histórias foi financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19 no âmbito da medida Garantir Cultura – o projeto envolveu um incentivo REACT-EU de cerca de 45 mil euros.