Primor: um olhar para o futuro sem esquecer o passado

 

Resumo da empresa

Fundada em 1961, como uma empresa familiar, a Primor é especialista na criação de Charcutaria, reconhecida como uma das marcas de maior prestígio no país, líder de mercado em diferentes segmentos, sendo ainda uma relevante protagonista no panorama internacional.

Ao longo de mais de 50 anos, a Primor tem vindo a antecipar tendências e prioridades alimentares, inovando para fazer chegar a diferentes mercados soluções saborosas, saudáveis e funcionais, que se adaptam às diferentes exigências e culturas gastronómicas.

A Primor é uma organização moderna, com uma gestão profissionalizada e dotada das mais modernas tecnologias, que tem sabido antecipar os desafios e especificidades da competitividade e globalização. Atualmente a Primor exporta já para quatro continentes, com uma dinâmica especialmente relevante em grandes mercados, como o Brasil e a Rússia.

A cultura de proximidade com colaboradores, clientes e parceiros apoia relações sólidas e duradouras, fundamentais para a sua sustentabilidade e reputação, quer em Portugal, quer além-fronteiras.

A empresa está integrada no Grupo Primor, uma referência nacional no setor agroalimentar presente em toda a fileira, juntamente com a General Ganadera Gallega (GGG), a Central Carnes e a ICM Pork, integração que se traduz num profundo conhecimento do negócio e na obtenção de sinergias relevantes, que começam desde logo no controlo da qualidade das suas matérias-primas e se estendem à otimização de recursos e à versatilidade da oferta. 

Juntas, as empresas do Grupo são uma referência na produção animal, no abate e desmancha, assim como na transformação, comercialização e distribuição de carne fresca, congelada e charcutaria. Estão presentes em mais de 30 mercados e a exportação representa 26% do volume de faturação do Grupo, sendo o Brasil, Polónia, Reino Unido, Espanha, França, Moçambique e Japão os principais mercados. 

A Primor, como todo o Grupo, assume a qualidade e segurança alimentar como prioridade, tendo certificados os seus Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO 9001:2008), Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004) e Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000:2005). É ainda reconhecida internacionalmente por normas específicas para a indústria alimentar, a exemplo da IFS - International Featured Standard, o que reforça a sua competitividade no mercado global.

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, começou a sua visita ao setor agroalimentar no dia 14 de março, envolvendo 16 empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agroalimentar. O sector agroalimentar apresenta uma grande dispersão e pulverização empresarial, mas tem apresentado uma capacidade de inovar e de incorporar valor nos seus produtos que se reflete no peso das suas exportações e no fôlego de novas ideias e novas empresas.

Este setor apresenta uma complexa cadeia de valor: empresas diferentes, em mercados diferentes e para diferentes consumidores. O setor agroalimentar inclui o conjunto de atividades relacionadas com a transformação de matérias-primas em bens alimentares ou bebidas e a sua disponibilização ao consumidor final, abrangendo atividades tão distintas como a agricultura, a silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e a distribuição. É um setor altamente competitivo, onde o efeito escala é importante, o que se comprova pela existência de algumas e conhecidas grandes multinacionais na área, apesar de as empresas de menor dimensão serem predominantes.

O roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. É a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa autossuficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.

Esta visita contou com a estreita colaboração da Portugal Foods, associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.

 

Links

Website 

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Roteiro | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Agroalimentar | Vol. III 

Portugal Foods | Website PT 

PortugalFoodsTV 

18/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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Rui Vinhas da Silva
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