Portugal Mais Competitivo e Portugal Plus

Em 2020, o Mundo abalou com surgimento de uma pandemia, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os primeiros casos da doença, denominada de COVID-19, surgiram na China, no final do ano de 2019. Em meados de março de 2020, a doença já estava presente em mais de 100 países.

O isolamento decretado em quase todo o mundo como medida fundamental para poupar vidas, impedir o contágio de Covid-19 e evitar o colapso dos sistemas de saúde trouxe consigo uma crise que, todos os dias, se faz sentir. As consequências económicas e sociais são devastadoras, refletindo-se no aumento do desemprego e acentuando as desigualdades que já existiam antes, com um risco muito real de a pobreza se estender a ainda mais famílias.

Um desafio para decisores políticos e atores económicos. A Europa mobilizou-se . 

A inovação pode fornecer soluções para a recessão provocada pela pandemia.  Numerosos estudos mostram que o investimento em atividades de ciência, tecnologia e inovação, particularmente em investigação e desenvolvimento, é um fator-chave do crescimento económico. 

O financiamento destas atividades estão a permitir dar respostas aos desafios imediatos da crise sanitária, mas também podem ajudar na recuperação económica. Sem inovação tecnológica não pode haver competitividade.

E foi este o contexto para o lançamento do programa Portugal Mais Competitivo, em parceria com o Imagens de Marca: mostrar o que de melhor se faz em Portugal, dar palco aos protagonistas da mudança e sublinhar o papel dos Fundos Europeus num trajeto de diferenciação.

Posicionado no conjunto das 40 economias mais competitivas no Ranking Mundial de Competitividade em 141 países, há hoje uma perceção generalizada que Portugal está a criar, mais e melhores condições, para competir com por um lugar mais destacado. É uma perceção, que vai para além de um sentimento gerado pelo mediatismo internacional alcançado pelo país nos últimos anos.

Esta capacidade de mostrar ao mundo inovação, sofisticação, conhecimento científico e tecnológico, é verdadeiramente real. São projetos extraordinários com impacto em diferentes setores, que estão a sair do papel e das mentes brilhantes de empreendedores, cientistas, empresários e industriais com o apoio do programa Compete 2020.

Histórias de sucesso e de orgulho nacional, nem sempre percetíveis junto da opinião pública, e que por isso, desconhece a relevância do Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização. 

Em 12 edições , mostramos porque deve ser um país competitivo em prol do bem estar do coletivo , porque é o conhecimento e a transferência de conhecimento crucial para a promoção da inovação nas empresas e são o motor da economia, mergulhamos em projetos colaborativos, mostramos setores como o da cortiça e o setor das 2 rodas , que são líderes mundiais, falamos de diferenciação , da necessidade de reinvenção , da reindustrialização, de transformação digital e da importância de repensar a produção e o consumo. Menos emissões de CO2, reaproveitar resíduos, enfrentar as alterações climáticas através de mudanças no paradigma de produção.

Acreditamos que são pistas para o Futuro ! 

 

Reportagens | Portugal Mais Competitivo:

Rumo ao futuro

 

Ao encontro de um país mais competitivo!

 

Conhecimento, o grande motor da economia!

 

Colaborar para inovar

 

Exportação que cria valor

 

Sabor a Diferenciação

 

Indústria como motor do país

 

A revolução digital na administração pública

 

Digitalização portuguesa à conquista do mundo

 

Portugal, o líder do turismo do futuro 

 

O futuro da competitividade é verde... e azul

 

A economia é azul

 

Competitividade gera energia

 

Quando a economia é circular

 

23/12/2020 , Por COMPETE 2020