A transformação digital que melhora a vida das pessoas
Até 2030, a contribuição adicional para o PIB comunitário das tecnologias digitais pode chegar a 2,2 biliões de euros, o equivalente ao PIB combinado da Espanha e Holanda em 2019. Por isso, é essencial aumentar o nível de investimento de players privados e públicos em tecnologias e capacidades digitais. As conclusões são do mais recente estudo da Comissão Europeia sobre o potencial da transformação digital na economia europeia.
A utilização efetiva dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que tem pelo menos 20% dos fundos reservados para o digital e projetos europeus como o EuroHPC ajudará neste processo.
Salvaguardar os valores da UE e os direitos fundamentais dos cidadãos é essencial para a transição digital.
Os dirigentes da UE debruçaram-se sobre a transformação digital na reunião extraordinária do Conselho Europeu de 1 e 2 de outubro de 2020. Enquanto elemento indispensável para que a UE recupere dos efeitos da COVID-19, a digitalização é fundamental para promover novas formas de crescimento e reforçar a resiliência da UE.
Os dirigentes convidaram a Comissão a apresentar, até março de 2021, orientações globais para a digitalização que estabelecessem as ambições concretas da UE para 2030 no domínio digital.
Além disso, acordaram em que pelo menos 20 % dos fundos a título do Mecanismo de Recuperação e Resiliência fossem disponibilizados para a transição digital, inclusive para as PME. A digitalização tem o potencial de criar soluções para muitos dos desafios que a Europa e os cidadãos europeus atualmente enfrentam. As tecnologias digitais estão a mudar não só a forma como as pessoas comunicam, mas também, essencialmente, a forma como as pessoas vivem e trabalham. A pandemia de COVID-19 deu um novo impulso ao trabalho da UE destinado a acelerar a transição tecnológica.
"o progresso tecnológico não faz sentido se não melhorar a vida das pessoas. Temos de garantir que estes avanços tecnológicos promovam efetivamente os valores fundamentais das nossas sociedades europeias, como a liberdade de expressão e a privacidade."Charles Michel no fórum FT-ETNO, 29 de setembro de 2020
As soluções digitais ajudam a criar emprego, promover a educação e reforçar a competitividade e a inovação, e podem melhorar a vida dos cidadãos. A tecnologia digital desempenha um papel fundamental na transformação da economia e da sociedade europeias, no sentido de se alcançar o objetivo de uma UE com impacto neutro no clima até 2050 – um objetivo acordado pelos dirigentes da UE.
Salvaguardar os valores da UE, bem como os direitos fundamentais e a segurança dos cidadãos, é fundamental para a transição digital. A UE procura seguir uma abordagem centrada no ser humano, que respeite as diferenças sociais em toda a União.
A digitalização é uma componente essencial da resposta da UE à crise económica causada pela COVID-19. Como tal, a pandemia de COVID-19 tornou ainda mais premente a necessidade de acelerar a transição digital na Europa.
Nesta edição conheça projetos que colocam as pessoas no centro da transformação digital:
INOVAPA: Promover a igualdade no acesso à informação e serviços digitais Promovido pela AMA, o projeto INOVAPA visa contribuir para a igualdade no acesso à informação e serviços digitais. Falámos com Pedro Viana, Diretor da Direção de Transformação Digital da AMA que coordena o projeto INOVAPA e que nos elucidou o âmbito, as actividades, os desafios e os principais resultados alcançados. Uma das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto foi o lançamento, a 30 de setembro de 2020, do site Acessibilidade.gov.pt que reúne informação, melhores práticas e ferramentas de apoio à acessibilidade e usabilidade digital.
MpDS - Medical Pre-diagnostic System
Entrevistámos Pedro Faria Salgado, Manager Health Solutions da F3M sobre o projeto MpDS - Medical Pre-diagnostic System,que lançou uma solução mobile para agilizar o processo de captação de imagens clínicas de alta qualidade para diferentes contextos clínicos, com destaque para o facto de já estar no mercado nacional, «com a perspetiva de internacionalização, alavancando as exportações da empresa».
EcoWT: Water Telemetry - um inovador ecossistema de telecontagem A disponibilização de informação de telecontagem tem inúmeras vantagens. Para as entidades gestoras permite saber os hábitos de consumos dos seus clientes, adequando a sua infra-estrutura e disponibilidade de serviço às reais necessidades, permite ter controlo sobre toda a sua rede.Para os consumidores tem a vantagem de saberem com rigor quando e onde consomem, os custos associados, permitindo uma racionalização dos recursos