O Compete 2020 apoia projetos para melhorar a sustentabilidade urbana
REACT-EU é o acrónimo de Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa). Trata-se de uma iniciativa que apoia projetos de investimento que promovam as capacidades para remediar a crise e contribuam para uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia europeia.
No âmbito desta iniciativa foi lançado em 28 de dezembro de 2021 o concurso para a apresentação de candidaturas 11/REACT-EU/2021, enquadrado no domínio do REACT-EU FEDER do COMPETE 2020, que visa o apoio a projetos de resiliência dos territórios face ao risco das alterações climáticas, no âmbito da (re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano.
O lançamento deste concurso visa apoiar projetos que têm como objetivo principal a plantação de arvores em meios urbanos para aumentar os espaços verdes e criar ilhas-sombra para reduzir os efeitos das ondas de calor e assim contribuir para o combate às alterações climáticas.
Também elegíveis para este aviso estavam medidas como a instalação de comedouros/bebedouros/ninhos para aves, de abrigos para morcegos e para invertebrados e promoção de áreas atrativas para a fauna silvestre, a instalação de mobiliário urbano adequado aos usos que se pretende manter ou promover nos espaços verdes e ilhas-sombra, bem como a instalação de sistemas automáticos de rega.
As entidades beneficiárias elegíveis para apresentarem candidaturas no âmbito desta iniciativa foram municípios, empresas e associações locais com protocolo com os municípios bem como organizações não governamentais do ambiente.
Foram apresentadas no âmbito deste aviso 147 candidaturas das quais 134 foram consideradas elegíveis, representando um investimento total de cerca de 15 milhões de euros e um investimento elegível/incentivo não reembolsável de cerca de 9,6 milhões de euros.
Nesta Newsletter apresentamos–lhe alguns desses projetos:
Arborização do Parque Urbano das Águas Santas das Caldas da Rainha
Pretende o Município das Caldas da Rainha, com este projeto proceder à Arborização do Parque Urbano das Águas Santas. Este projeto contribuirá para uma melhor articulação urbana entre o Bairro da Ponte, o Bairro das Águas Santas e o Bairro dos Arneiros, criando uma área de transição verde, mas também um local de estadia, promovendo simultaneamente a ligação funcional entre aquelas áreas urbanas consolidadas. Este projeto pretende garantir a valorização e fruição deste novo espaço verde urbano.
Parque das Termas da Curia - ex-libris intemporal
O emblemático Parque da Curia foi construído em 1913 e até aos dias de hoje, nunca foi sujeito a intervenções profundas. No âmbito deste projeto, a Sociedade das Águas da Curia prevê a recuperação de algumas áreas arborizadas, a plantação de novas árvores em zonas abertas de forma a criar mais zonas sombra, e a criação de sistemas oxigenação das águas e de abrigos para fixar a fauna no Parque. Também serão restabelecidas algumas atividades atrativas, como os barcos a pedais (gaivotas).
(Re)arborização de Espaços Verdes em Viana de Castelo
Nas últimas duas décadas, Viana do Castelo tem vindo apostar gradualmente na melhoria dos seus espaços verdes urbanos e periurbanos, através da requalificação dos espaços existentes e na criação de novos espaços de diferentes tipologias e dimensões. Com este projeto a Câmara Municipal de Viana do Castelo, propõem a intervenção em 5 áreas, que se encontram ao longo da malha urbana e periurbana da cidade, com ações ao nível da plantação, do adensamento e do melhoramento das condições fitossanitárias do estrato arbóreo e do revestimento do solo.