STRINGS | Como pode a comercialização de produtos agroalimentares de proveniência rural contribuir para o desenvolvimento rural?

 O projeto STRINGS  - Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores: establishing new liaisons between town and country through the sale and consumption of rural products, procurou contribuir para a produção de conhecimento inovador para melhorar as cadeias de produção, distribuição, comercialização e consumo de produtos agroalimentares de proveniência rural, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento rural e para a redução das assimetrias rural-urbano em Portugal.

Elisabete Figueiredo, Investigadora Responsável do projeto STRINGS e Docente e Investigadora no DSCPT & GOVCOPP da Universidade de Aveiro 

 

O projeto

O projeto STRINGS  - Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores: establishing new liaisons between town and country through the sale and consumption of rural products (https://www.stringsproject.pt/), que decorreu entre outubro de 2018 e outubro de 2022, procurou contribuir para a produção de conhecimento inovador para melhorar as cadeias de produção, distribuição, comercialização e consumo de produtos agroalimentares de proveniência rural, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento rural e para a redução das assimetrias rural-urbano em Portugal, na promoção da atratividade rural, na reestruturação socioeconómica, valorização, sustentabilidade e coesão territorial em Portugal, através da promoção e comercialização dos produtos agroalimentares tradicionais, produzidos nos territórios rurais nacionais.

O projeto partiu da constatação do interesse crescente em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países da Europa, do aumento do interesse dos consumidores nos produtos agroalimentares tradicionais, de produção local rural, oficialmente certificados ou não, assim como da observação do crescimento acentuado, ao longo da última década e meia, nos centros urbanos, do número de lojas gourmet ou especializadas dedicadas à comercialização daqueles produtos. Embora estas lojas possam desempenhar papeis relevantes para as comunidades rurais, para a agricultura e para a redução das assimetrias rural-urbano, poucos estudos se têm debruçado sobre as suas características e funções e, sobretudo, sobre as cadeias de abastecimento que lhes estão subjacentes e sobre os impactos que podem gerar.

Neste contexto, no âmbito do projeto STRINGS procurámos compreender estes processos através de uma abordagem teórica e metodológica multi e transdisciplinar. Através destas abordagens, os resultados do projeto permitiram tipificar as lojas gourmet ou especializadas, os seus padrões de desenvolvimento, as motivações dos seus proprietários, as suas estratégias de marketing e promoção, assim como os processos de comercialização dos produtos agroalimentares na sua globalidade. A compreensão e o mapeamento (com recurso aos Sistemas de Informação Geográfica) destes processos de forma muito detalhada, numa segunda fase do projeto e com base numa amostra aleatória de lojas, permitiu observar os percursos dos produtos desde a sua produção (rural) até à sua comercialização e consumo (urbanos), desvendando o modo como os mesmos e os seus territórios de proveniência são promovidos e apresentados aos consumidores, o tipo de produtos mais comercializados, as motivações dos retalhistas para a sua comercialização nas cidades a residentes e a turistas e, ainda, as motivações e desafios associados à sua produção e distribuição. As motivações e as práticas de consumo dos clientes das lojas foram igualmente objeto de análise no âmbito do projeto STRINGS, desvendando o papel central da familiaridade com os produtos agroalimentares de proveniência rural, a persistência das ligações familiares aos territórios rurais por parte da população urbana e a origem nacional e rural dos produtos como determinantes nas decisões de aquisição e consumo.

De forma sumária, os resultados do projeto STRINGS evidenciam o importante papel que o crescimento do consumo e da comercialização dos produtos agroalimentares de proveniência rural têm na promoção de novos modos de articulação entre os campos e as cidades em Portugal, a importância dos diferentes agentes ao longo da cadeia alimentar (retalhistas, consumidores, produtores e distribuidores) na formação da reconfiguração dessas relações e na valorização e disseminação dos produtos, formas de produção e das identidades culturais associadas à sua produção e consumo. Ao comercializarem e tornarem acessíveis e disponíveis no coração das cidades, produtos agroalimentares de proveniência rural, as lojas gourmet ou especializadas não vendem apenas os produtos, mas oferecem aos seus clientes/ consumidores uma ‘parte do campo’, uma parte de territórios específicos, uma parte da identidade cultural local (e também regional e nacional), um ‘savoir-faire’ particular e uma determinada visão do mundo, contribuindo para o a sua disseminação e valorização. Numa palavra, demonstram (como referia Bessière, 1998: 24)[1] que ‘food is more than just food’, dado que os produtos agroalimentares colocam os diferentes agentes (produtores, retalhistas, distribuidores e consumidores) num universo cultural particular, capaz de contribuir para a promoção do valor das produções agrícolas locais, para a atratividade e desenvolvimento dos territórios de proveniência e para a constituição dos alimentos como património cultural, para além do seu valor e propriedades nutricionais.

No âmbito do projeto foram realizados workshops e encontros científicos e produzidas dezenas de publicações e comunicações, que se encontram disponíveis em https://www.stringsproject.pt/publications/.


 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto STRINGS foi desenvolvido pela Universidade de Aveiro, em cooperação com o Instituto de Ciências Sociais e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 228 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 161 mil euros.

A equipa de investigação agradece ao COMPETE 2020 e à FCT o apoio, sem o qual a realização do projeto e o alcançar dos seus objetivos e resultados não teria sido possível.


[1] Bessière, J. (1998). Local Development and Heritage: Traditional Food and Cuisine as Tourist Attractions in Rural Areas. Sociologia Ruralis, 38 (1): 21–34

24/08/2023 , Por Miguel Freitas
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