Legattus - Finalmente Ligados

Em conversa com o COMPETE 2020, João Miguel Domingos, responsável do Legattus, falou do projeto que pretende introduzir uma solução disruptiva ao problema da assistência a doentes internados, baseado em 3 apps que interagem entre si e que ligam doentes, enfermeiros e familiares.

João Miguel Domingos - Responsável do Legattus

"Durante décadas, a forma como funcionam algumas coisas num hospital manteve-se inalterada. Deitado na sua cama, o doente internado toca uma campainha para pedir ajuda. Passados alguns minutos, alguém se desloca ao quarto para saber qual o motivo da chamada. Depois o pedido é encaminhado para a pessoa certa que finalmente o vai executar. São necessárias duas deslocações ao quarto do doente e longos minutos de espera para que um simples pedido de água seja executado. Com poucos profissionais e muitos utentes internados, tudo é ainda mais demorado e cansativo.

Fora do hospital, as famílias desejam obter notícias do seu familiar internado. Ligam para a unidade e esperam, esperam até conseguir informação. Os profissionais são poucos, o volume de trabalho é grande e não é possível fazer tudo ao mesmo tempo.

Esta é a difícil realidade do relacionamento entre doentes internados, famílias e profissionais de saúde. Há décadas que as coisas são assim, mas tudo está prestes a mudar.

O Legattus vai revolucionar a forma como tudo funciona num internamento hospitalar, criando um canal que liga os principais atores. Esta revolução coloca os doentes e as famílias no centro de tudo, ao mesmo tempo que introduz eficiência no trabalho dos profissionais de saúde.

O sistema é composto por 3 apps móveis que interagem entre si: uma para o doente onde ele faz os pedidos escolhendo as opções num menu, enviando mensagem ou simplesmente falando. Cada pedido enviado é analisado pelo sistema e direcionado para os profissionais adequados. Desta forma, os pedidos chegam rapidamente a quem os deve executar sem necessidade de deslocações ao quarto e serem recebidos e triados por alguém. Tudo é menos cansativo e mais rápido.

Os profissionais também têm uma app onde recebem os pedidos, gerem a sua lista de tarefas e indicam a conclusão de cada uma delas. Assim, nada fica esquecido e as suas deslocações aos quartos são reduzidas para metade. Basta ir ao quarto uma única vez para o executar. Com isto é poupado tempo e diminuído o cansaço dos profissionais.

Também as famílias têm a sua app móvel através da qual recebem diariamente novas informações partilhadas pela unidade de saúde. Não necessitam de ligar para a unidade e esperar indefinidamente. A unidade de saúde toma a iniciativa e envia regularmente a informação que os familiares desejam receber.

A suportar todo o processo existe um sistema inovador, dotado de inteligência artificial que orquestra os pedidos e os encaminha para as pessoas certas. Com ele reduz-se o tempo de resposta, o cansaço dos profissionais e o nível de satisfação com a qualidade dos cuidados prestados.

Durante décadas nada mudou na forma como doentes, profissionais e famílias interagiam num ambiente de internamento hospitalar. Com o Legattus, tudo muda para melhor. Nesta mudança, os doentes e seus familiares ganham especial relevo e os profissionais de saúde são ajudados nas suas infindáveis tarefas. Com o Legattus, todos ficam finalmente ligados!"

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido pela Legattus - Conected Living, Unipessoal Lda., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 427 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 291 mil euros.

09/02/2021 , Por Miguel Freitas
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