New aluminium battery carriers for Zero Emission LCV

Enquadramento

A indústria automóvel encontra-se constantemente pressionada pela necessidade de diferenciação e renovação do seu portefólio produtos, assistindo-se a solicitações crescentes pela criação de valor adicional nas soluções a disponibilizar, com particular enfoque (i) na eco sustentabilidade, (ii) na minimização do consumo dos veículos ou (iii) no superior valor percecionado pelo consumidor final na utilização do veículo.

Deste modo, o desenvolvimento de cada novo veículo automóvel origina significativas oportunidades para os produtores de componentes automóveis. Inserida neste contexto, a Lear Valença pauta a sua atuação no mercado por vetores que se centram na qualidade e inovação dos produtos e soluções que desenvolve, procurando, desta forma, responder à evolução e às principais tendências internacionais do setor automóvel.

Para o efeito, a Empresa tem vindo a apostar na qualificação técnica e produtiva das suas unidades em Mangualde e Valença, com vista à captação de novos projetos de fornecimento, posicionando-se presentemente como um player global de referência no seu setor e com forte dinâmica de crescimento.

No âmbito da sua estratégia de crescimento futuro, a Empresa pretende diversificar a sua atividade produtiva a novas tipologias de componentes automóveis e, bem assim, alavancar o seu posicionamento no mercado mundial como produtor exclusivo de novos componentes e sistemas para automóveis, tirando partido do know-how partilhado com a estrutura de I&D do Grupo Lear e de parcerias com os principais OEM para a conceção, desenvolvimento e aplicação experimental de novas tecnologias e produtos mais exigentes e com superior valor acrescentado.

O Projeto

Este novo componente é responsável pelo armazenamento, proteção e suporte da bateria elétrica do veículo, bem como pela incorporação do respetivo sistema de refrigeração, sendo acoplado na parte inferior do chassi do veículo, garantindo elevado desempenho em termos de peso, estanquicidade, durabilidade e segurança. O novo battery carrier atua como um elemento de segurança passiva em caso de choque lateral e detém uma função estrutural na parte inferior do veículo, tirando partido das propriedades de absorção e dissipação de energia do alumínio, assegurando a segurança do veículo em caso de colisão com objetos ou irregularidades do terreno.

Neste sentido, o presente projeto tem por objetivo dotar a unidade de Valença dos meios e tecnologias produtivas necessários à industrialização dos novos electric battery carriers em alumínio, configurando uma nova tipologia de componente automóvel para a Lear Valença, com caraterísticas inovadoras a nível mundial. O Projeto permitirá o desenvolvimento e a adoção de novos e avançados processos produtivos, contribuindo para o alcance de um portefólio de produtos e de competências mais sofisticado e diversificado, alinhado com as especificidades e necessidades do segmento emergente dos veículos elétricos.

De facto, as soluções de mobilidade elétrica apresentam-se atualmente como uma das principais tendências internacionais do setor automóvel, sendo uma alternativa cada vez mais prevalecente face aos veículos com motor de combustão, impulsionando (i) o desenvolvimento e produção de novos componentes automóveis com requisitos específicos e superiores valências técnico-funcionais, como é o caso dos novos electric battery carriers em alumínio, bem como (ii) a conceção e implementação de tecnologias inovadoras que permitam o fabrico eficiente e competitivo dos novos componentes e que se adaptem ao processamento otimizado dos novos materiais empregues.

Assim, através do Projeto, a Empresa munir-se-á de um conjunto de novas tecnologias, nomeadamente no domínio da maquinação e soldadura de alumínio, que irão permitir a produção dos novos electric battery carriers em alumínio, incorporando caraterísticas técnicas inovadoras a nível internacional (sobretudo ao nível do peso, segurança e ecodesign). Deste modo, a Lear Valença posiciona-se como a primeira unidade do Grupo Lear e a única entidade a nível internacional a produzir electric battery carriers em alumínio para VLC, designadamente para o novo modelo do veículo ligeiro comercial Renault Kangoo Z.E. 100% elétrico.

Complementarmente, a Empresa irá apostar na adoção de meios tecnológicos altamente eficientes e alinhados com o paradigma da Indústria 4.0, abrangendo as diferentes etapas do processo produtivo dos novos electric battery carriers em alumínio, no sentido de garantir o funcionamento integrado e otimizado das novas tecnologias de ponta.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido pela LEAR Corporation Valença, S.A. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 15 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,3 milhões de euros.

24/01/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa