Projeto - PortugalFoods_Qualifica
PortugalFoods
A PortugalFoods é uma associação formada em 2008 por empresas, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.
A PortugalFoods é um "espaço" onde estas entidades estabelecem relações win-win, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à competitividade. A marca PortugalFoods é a marca "umbrella" do Setor Agroalimentar Português promovida pelo Pólo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar. Esta imagem deve ser única e de excelência, promovendo Portugal, os seus produtos, as suas marcas e as suas empresas com modernidade e adequação, nos mercados internacionais.
Enquadramento
O setor agroalimentar inclui o conjunto de atividades relacionadas com a produção e transformação de matérias primas em bens alimentares ou bebidas e a sua disponibilização ao consumidor final, abrangendo atividades tão distintas como a agricultura, a silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e a distribuição. É um setor altamente competitivo, onde o efeito escala é importante, o que se comprova pela existência de algumas e conhecidas grandes multinacionais na área, apesar das empresas de menores dimensões serem predominantes.
O setor agroalimentar representa uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia nacional. Correspondendo a cerca de 287 mil postos de trabalho no total da fileira, cerca de 21 mil milhões de euros de volume de negócios e com as exportações a ascenderem a cerca de 6,3 mil milhões de euros. (INE).
No que respeita à estrutura, o setor agroalimentar nacional caracteriza-se por uma acentuada atomicidade e grande dispersão quer geográfica, quer por setor de atividade, em que predominam as muito pequenas e pequenas empresas, o que dificulta a obtenção de economias de aglomeração e de capacidade negocial nos mercados. No contexto nacional, há uma década o setor agroalimentar era caracterizado por desenvolver atividades centradas no mercado e consumidores tradicionais, com fraca orientação para a exportação e desenvolvimento tecnológico. No entanto, a criação de polos e clusters no setor promoveu a capacitação tecnológica dos seus associados, o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria dos processos produtivos, ajudando as empresas na adaptação às exigências dos mercados nacionais e internacionais.
Projeto
A missão da PortugalFoods assume, desde o seu início, o compromisso de reforçar a competitividade das empresas do setor agroalimentar através do aumento do índice tecnológico, promovendo simultaneamente a sua entrada em mercados estrangeiros através da capacitação para a internacionalização e na identificação e captação de oportunidades.
Tendo por base um diagnóstico efetuado às empresas, o grande objetivo estratégico do projeto PortugalFoods_Qualifica consiste na sensibilização e dinamização do tecido empresarial do setor agroalimentar nacional através da implementação de iniciativas que contribuam para a produção e partilha de conhecimento sobre tendências, prioridades e boas práticas em temáticas como a Inovação tecnológica, a Indústria 4.0, a Economia circular, a Economia digital, a literacia financeira, entre outras.
O Projeto PortugalFoods_Qualifica, alinhado com a missão da PortugalFoods, divide-se pelos seguintes objetivos e atividades:
- Dinamizar a cooperação entre empresas, universidades e centros de investigação nacionais e internacionais, promovendo a evolução tecnológica e a inovação no setor agroalimentar, nomeadamente através da preparação de um Roadmap Tecnológico para o setor;
- Produzir e disseminar informação através de um observatório digital dedicado à divulgação de tendências e oportunidades para o setor agroalimentar português, que potencie a comunicação entre empresas, entidades do sistema I&I nacional e outras entidades não empresariais do setor, promovendo a colaboração e a partilha de conhecimentos;
- Organizar e dinamizar iniciativas que promovam a criação e partilha de conhecimentos nas empresas, nomeadamente através de workshops, conferências e fóruns de discussão sobre temáticas como Economia Digital, Economia Circular, Indústria 4.0, literacia financeira e oportunidades de financiamento nacionais e internacionais;
- Promover ações que promovam o fomento da evolução tecnológica no setor, nomeadamente ao nível da Indústria 4.0 e da aposta em TIC;
- Dinamizar iniciativas que promovam o fomento de tecnologias e/ou práticas que possibilitem o aumento da sustentabilidade ambiental e um melhor aproveitamento de resíduos no setor agroalimentar, nomeadamente através da implementação de modelos de Economia Circular.
No âmbito da disseminação de informação, destaca-se o recente lançamento de um conjunto de fichas informativas que refletem a análise das tendências de consumo e oportunidades de mercado para o setor, produzidas com informação recolhida através da base de dados Mintel, uma fornecedora líder global de inteligência de consumidor que reúne informação detalhada relativamente ao lançamento de novos produtos e à análise de tendências de consumo, preços praticados e evolução de vendas.
Estes documentos têm por objetivo dotar as empresas com conhecimento relevante para o desenho de produtos em função das tendências de cada mercado e da procura internacional, facilitando o seu ajuste no posicionamento face à concorrência internacional e promovendo o grau de inovação interno.
As fichas estão repartidas por 14 categorias de 5 mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português, nomeadamente Espanha, Brasil, França, Canadá e Colômbia.
(Inserir imagens/exemplos de fichas)
O Projeto PortugalFoods_Qualifica está, igualmente, alinhado com os compromissos e objetivos estabelecidos aquando da assinatura do Pacto Sectorial para a Competitividade e Internacionalização do Setor Agroalimentar, assinado pelo Ministério da Economia e o Portuguese Agrofood Cluster.
Ao longo do Projeto, estima-se que participem nas várias atividades programadas, mais de 150 empresas e que 80% das participantes considere útil a informação e ferramentas disponibilizadas no âmbito do Projeto.
Entrevista
1 - Quais são os principais objetivos do projeto e de que forma se vai concretizar?
2 - Que factores podem diferenciar as empresas nacionais do sector? Não falamos apenas do óbvio que seria a promoção de produtos locais , mas da aposta da inovação e diferenciação?
3 - Atendendo ao atual “estado” da economia nacional, devido à pandemia da covid-19, que outras respostas encontrou o setor que representa para fazer face à crise?
4 - Como perspetiva a evolução do setor nos próximos tempos?
5 - Podemos pedir que desmitifique: o que é a alimentação funcional?
6 - O que mudou no sector com a política de clusterização?
Links Relacionados
Website - Portugal Foods