AiECHOES - Previsão de risco precoce e intervenção de condições de saúde com suporte de IA com sensores personalizados
Enquadramento
Todos os anos, as mortes por doenças crónicas em todo o mundo correspondem a cerca de 70% de todas as doenças. Existem múltiplos fatores que contribuem para o elevado risco de doentes com doenças crónicas. Em primeiro lugar, estes doentes tendem a fazer visitas frequentes e regulares a instituições de saúde para revisão e prescrição de fármacos. Segundo, a pandemia COVID-19 exigiu um enorme esforço dos serviços de saúde e consumiu uma grande parte dos recursos médicos, resultando no atraso dos cuidados clínicos a doentes crónicos. Em resposta, a telemedicina poderá desempenhar um papel-chave alternativo. Os serviços médicos estão cada vez mais a direcionar-se para o contexto online e a necessidade de digitalização e sistemas de telemedicina nos sistemas de saúde está a aumentar significativamente.
Todos os dias, milhares de pessoas requerem um acompanhamento do seu estado de saúde durante períodos específicos em cuidados médicos em hospitais, lares ou enfermagem domiciliária por diferentes razões, incluindo, por exemplo, pessoas que sofrem de doenças crónicas (tais como doenças cardiovasculares, diabetes, insuficiência cardíaca aguda, etc.), pessoas que sofrem de doenças oncológicas, ou apenas pessoas a recuperar de uma cirurgia. Tal prevalência de pessoas que necessitam de apoio médico contínuo constitui um desafio significativo e encargos para todo o sistema de saúde.
O Projeto
O AiECHOES propõe ser uma solução inovadora no campo da telemedicina assente na aplicação do Early Warning Scoring & Emotional Recognition para atuar precocemente em casos de descompensação clínica em pacientes fora do hospital. Uma rede integrada de sensores completa permitirá monitorizar remotamente os doentes e, através de uma plataforma informática esses dados serão recolhidos e posteriormente analisados e processados. Com base nesses dados, serão desenvolvidos modelos de inteligência artificial customizados que permitirão antecipar sinais de descompensação dos doentes e apoiarão a tomada de decisão clínica.
A presença no mercado da AiECHOES será iniciada pela adoção crescente de tecnologias de Inteligência Artificial em telemedicina, especialmente nas áreas da análise de imagem e dados biomédicos, diagnóstico de doenças, gestão precisa e eficaz do tratamento, e prescrição terapêutica através da utilização de diferentes sensores e dispositivos para acompanhar e monitorizar o estado de saúde de um paciente em tempo real.
Os impactos do AiECHOES no mercado serão decorrentes da utilidade para os diferentes beneficiários.
- Deteção precoce: O AiECHOES reforça principalmente a prevenção e deteção precoce em casos particulares (domínios de aplicação): Pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares, doenças oncológicas e doentes sob tratamento psicológico.
- População idosa: Com os avanços recentes na área da saúde, o aumento da população geriátrica criou um sub-mercado para as pessoas idosas. Não só em contexto de pandemia, mas também em épocas regulares, o acompanhamento remoto dos idosos torna-se uma necessidade no mercado da saúde. As pessoas idosas e as crianças que necessitam de acompanhamento clínico regular constituem um mercado alvo.
- Monitorização segura em situações pandémicas: A segurança dos indivíduos durante a pandemia provou que proteger e salvaguardar uma população saudável mantendo-a longe da pandemia é muito mais rentável do que tratar os infetados. Além do bemestar sustentado de toda a população, com a ajuda do AiECHOES, os check-ups médicos regulares ou o acompanhamento clínico não serão interrompidos.
- Economia no orçamento dos serviços de saúde: O elevado custo dos serviços de saúde pode ser facilmente extraído dos relatórios recentes de diversos países, seguradoras e resultados dos inquéritos aos agregados familiares. O efeito da AiECHOES na prevenção de doenças e na deteção precoce de agravamento da condição clínica terá um efeito a médio e longo prazo nos orçamentos de saúde dos serviços públicos e das famílias. Além disso, os check-ups periódicos à distância permitirão que o número de pacientes atendidos aumente, diariamente, mensalmente e anualmente.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto AiECHOES é promovido pela Referência Célebre em consórcio com o Instituto Politécnico do Porto, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Bragança e a BMD Software e é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Projeto de I&D Industrial à Escala Europeia, envolvendo um investimento elegível de 833 mil euros euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 605 mil euros.
Links
saude@home (Referência Célebre): Website
Instituto Politécnico do Porto: Website
Instituto Politécnico de Setúbal: Website
Instituto Politécnico de Leiria: Website
Instituto Politécnico de Bragança: Website
BMD Software: Website