Quando o foco são os resultados ... Histórias de projetos

Inovar é fundamental permitindo que as empresas possam aceder a novos mercados, aumentem as suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor das suas marcas.

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

A consolidação do crescimento económico e da criação de emprego constituem os desafios mais relevantes da economia portuguesa e dependem, essencialmente, do reforço da competitividade e inovação das empresas nacionais. A dimensão tecnológica é parte integrante duma matriz de desenvolvimento nacional dado que o futuro de uma indústria terá de ser sustentado pelo desenvolvimento constante do conhecimento e em tecnologia, e inteiramente virada para o mercado global. O futuro das empresas dinâmicas depende da aposta na tecnologia, seja ao nível a conceção de ideias novas de serviços e produtos e da operacionalização de centros modernos rentáveis de produção, seja sobretudo ao nível da construção e participação ativa em redes internacionais de comercialização e transação de produtos e serviço.

A inovação consiste na introdução de novas soluções e produtos num determinado mercado, surpreendendo pela novidade. Mas antes destas novas soluções e produtos chegarem ao mercado é fundamental apoiar o imperioso trabalho de investigação.

O COMPETE 2020 tem na sua estrutura instrumentos que visam contribuir para o reforço das capacidades de investigação e inovação e promove todas as fases da cadeia de I&I (da I&D a valorização do conhecimento). Privilegia uma lógica de interação entre todos os atores deste sistema, com especial enfoque entre as entidades de investigação e divulgação de conhecimentos (composto pelas universidades, laboratórios do Estado, centros de I&D públicos e entidades de interface, como sejam os Centros Tecnológicos, ou seja, entidades não empresariais do Sistema de I&I) e as empresas (enquanto entidades centrais da componente inovação).

Mas olhamos a inovação também como a capacidade de apresentar produtos em torno de emoções: a força da criação e uma marca.

O impato da inovação é o foco que nos inspira: são territórios que se tornam mais competitivos, são soluções que melhoram a vida dos cidadãos, que convergem para soluções que poupam o ambiente e que colocam o foco na aprendizagem. Para uma Europa mais coesa, sustentável e qualificada.

 

  • FallSensing

Três instituições portuguesas- Sensing Future Technologies, Fraunhofer Portugal e Coimbra Health School - criaram um sistema que avalia o risco de queda e estabelece um plano personalizado de exercícios de prevenção. O FallSensing consiste num sistema de avaliação e prevenção de Risco de Queda. Durante a execução foram desenvolvidas 3 componentes do sistema:   1. Clinical Application (Screening + Intervention) - versão do sistema para clínicas  2. Games Application (Intervention)  - versão do sistema para centros de dia 3. Home Application (Intervention)  - versão do sistema para os utilizadores individuais   O rastreio (screening) da aplicação clínica permite obter uma probabilidade de risco de queda, em menos de 5 minutos, utilizando dois sensores inerciais e uma plataforma de pressões. 

 

  • PICASSo

O projeto permitiu à Tintex o desenvolvimento de um processo industrial de tingimento natural, com recursos a substratos naturais como os cogumenlos.    As evoluções obtidas neste projeto permitiram ainda a obtenção de uma muito interessante e variada palete de cores através deste método mais sustentável.  Neste momento, o projeto encontra-se nos meses finais da sua execução, e os resultados obtidos até agora apontam para a implementação deste processo a nível produtivo, com reprodutibilidade de cores e valores de solidez à luz alinhados com as referências atuais para corantes sintéticos. 

 

  • Uma marca turística própria - Montanhas Mágicas®

As Montanhas Mágicas®, são um território certificado pela Federação Europarc como destino turístico sustentável, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas. Esta certificação territorial com base em princípios de sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social, está na base do reconhecimento deste território como destino turístico sustentável. Através do projeto Internacionalização da Marca Montanhas Mágicas foi possível realizar o estudo de avaliação para a Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável. 

 

  • EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências

A equipa do projeto EduPARK desenvolveu uma aplicação móvel que está disponível de forma gratuita na Google Play Store, para que todos possam aprender de forma autêntica e divertida. Esta app permite aceder a conteúdos em realidade aumentada no modo livre (disponível também em inglês) e no modo de jogo com conteúdos interdisciplinares específicos para o Ensino (desde o Básico ao Superior). A app inclui também um jogo dirigido ao público em geral, disponível em Português e em Inglês, com interesse para o turismo.

 

 

17/04/2019 , Por Paula Ascenção