Marcas nacionais que venceram o tempo : 4 projetos de empresas que fazem parte do nosso tempo
As empresas nascem, crescem e amadurecem, sendo que algumas perduram por vários anos, enquanto outras entram em declínio. De acordo com número publicados na Pordata "nasceram" 188.846 empresas em 2017.
A taxa de sobrevivência , no mesmo ano de 2017, foi de 73,8% no primeiro ano de vida e de 56,7% ao segundo ano.
Neste contexto de constante mudança, onde empresas nascem e desaparecem, existem em Portugal algumas marcas de empresas centenárias ou quase centenárias que conseguiram encontrar estratégias para responderem a um cenário de concorrência acrescida, o que faz aumentar a pressão, quer para a compressão dos custos quer para o aumento da qualidade e da inovação em novos produtos.
Marcas de empresas cuja história se confunde com a nossa história e que se cruzam no nosso imaginário coletivo : Ramirez, a mais antiga conserveira do mundo em laboração ; a Vista Alegre, fundada em 1824, cujo legado reside numa constante aposta na inovação, mantendo as técnicas manuais do passado ; a marca Topázio da empresa Ferreira Marques & Irmão, S.A uma marca premium de objetos de prata e banho de prata.
E marcas que "renasceram" e que encontram no atual mercado espaço para os seus produtos de nicho, caso da marca Benamor , que se reposiciona e aposta na internacionalização no segmento de produtos de luxo.
A consolidação do crescimento económico e da criação de emprego constituem os desafios mais relevantes da economia portuguesa e dependem, essencialmente, do reforço da competitividade e inovação das empresas nacionais. A dimensão tecnológica é parte integrante duma matriz de desenvolvimento nacional dado que o futuro de uma indústria terá de ser sustentado pelo desenvolvimento constante do conhecimento e em tecnologia, e inteiramente virada para o mercado global. O futuro das empresas dinâmicas depende da aposta na tecnologia, seja ao nível a conceção de ideias novas de serviços e produtos e da operacionalização de centros modernos rentáveis de produção, seja sobretudo ao nível da construção e participação ativa em redes internacionais de comercialização e transação de produtos e serviço.
De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas. E o processo de inovação potencia-se num contexto sistémico formado por universidades, centros de pesquisa, investidores, governo e empresas com os seus clientes, fornecedores, concorrentes ou outros parceiros.
O COMPETE 2020 tem instrumentos de política orientados para aumentar a competitividade das empresas por via da inovação e da internacionalização e foi nestes instrumentos que estas marcas encontraram soluções para as estratégias que definiram : Diferenciação de produtos, inovação , internacionalização, transformação digital.