À conversa com cientistas, empresárias, agentes de política pública : cidadãs ativas numa sociedade mais inclusiva.
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é um dia global para homenagear as mulheres e as suas conquistas em todas as esferas da vida. É hora de refletir sobre o progresso alcançado e as formas de avançar ainda mais na igualdade de género para maximizar o potencial do talento feminino.
Para o programa que no contexto do Portugal 2020 tem os instrumentos convergentes para aumentar a competitividade económica, mobilizando e potenciando os seus recursos e competências, a temática da igualdade de género surge pela importância em capitalizar precisamente estes recursos e competências.
O talento, a criatividade e a tecnologia juntos determinarão como a Nova Revolução pode ser aproveitada para um crescimento económico sustentável e inúmeros benefícios para a sociedade. No entanto, se metade do talento do mundo não estiver integrada nestas transformações comprometeremos a inovação e arriscaremos um aumento da desigualdade. É um argumento aparentemente simples mas que precisa ainda de um grande esforço de todos nós.
A Comissão Europeia apresentou ontem a sua Estratégia para a igualdade entre homens e mulheres na Europa. Embora a UE seja líder mundial no que respeita à igualdade entre homens e mulheres e tenha realizado progressos notáveis nas últimas décadas, a violência e os estereótipos baseados no género continuam a existir.
Até à data, nenhum Estado-Membro conseguiu concretizar a igualdade entre homens e mulheres. Os progressos são lentos e persistem disparidades de género no mundo do trabalho e a nível dos salários, da assistência e das pensões. Para colmatar essas disparidades e permitir que a Europa atinja todo o seu potencial nas empresas, na política e na sociedade, a Estratégia define um conjunto de ações-chave, incluindo: pôr fim à violência e aos estereótipos baseados no género; assegurar a igualdade de participação e de oportunidades no mercado de trabalho, incluindo a igualdade salarial; e alcançar um equilíbrio de género na tomada de decisões e na política.
Hoje uma série de eventos nas Nações Unidas marcam de forma antecipada o Dia Internacional das Mulheres, celebrado todos os anos em 8 de março, sob o tema “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.