Setor Agroalimentar - "bons ventos de mudança e prosperidade"
A indústria agroalimentar em Portugal é basilar para a estratégia de crescimento do país, sendo um dos setores mais desenvolvido, e com crescimento exponencial.
Todavia, há que estabelecer um compromisso nacional em torno da indústria agroalimentar, tornando-o prioritário, e ainda, suficientemente capaz para envolver os parceiros, a sociedade civil, e os decisores políticos, de modo a que consiga :
- reforçar a competitividade;
- apostar na investigação, desenvolvimento e inovação;
- estimular o crescimento externo e fomentar o emprego;
- promover estilos de vida saudáveis, e reforçar a confiança dos consumidores;
- garantir a preservação dos recursos e a competitividade numa perspetiva económica, social e ambiental através de uma abordagem prudente à relação que a indústria agroalimentar tem com a sua envolvente.
E é neste contexto que o COMPETE 2020 se diferencia, ao apoiar atividades de I&DT, de inovação produtiva, de qualificação e internacionalização. É muito variada a opção de investimentos para alavancar o setor agroalimentar, porque engloba atividades que vão desde a agricultura, a silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e a distribuição.
Eis-nos pois, perante um setor altamente competitivo, onde coabitam as grandes multinacionais e as empresas de menor dimensão – cerca de 10.500 empresas, que empregam 104.000 trabalhadores e representam um volume de negócios de 14.600 milhões de euros (FIPA, 2015, INE, 2015).
Nesta Newsletter damos a conhecer projetos distintos e inspiradores, que potenciam a divulgação e marcam presença portuguesa em feiras internacionais, e assim, aumentam consequente as exportações dos produtos portugueses, como são exemplo os dois projetos:
- CAL MAIS | Projeto de Internacionalização promovido pela Câmara Agrícola Lusófona (CAL) que tem objetivo potenciar a capacidade exportadora das empresas portuguesas, através do fomento de parcerias comerciais e da presença em feiras internacionais dedicadas ao setor agroalimentar, com especial foco na indústria de alimentos compostos para animais, carnes processadas, laticínios-queijos, azeite, hortofrutícolas, vinhos, produtos em conserva e frutas.
- PortugalFoods - Internacionalização do setor agroalimentar 2015-2017 | Projeto que visa reforçar e promover a vocação e o conhecimento internacional do setor agroalimentar nacional por via da implementação de processos coletivos de informação, da capacitação das empresas e da mobilização em ações de promoção internacional. A PortugalFoods, reforçou a sua atuação no PORTUGALFOODS HUB que visa implementar processos coletivos de informação, da capacitação das empresas e da mobilização em ações de promoção internacional.
Ou projetos que através da pesquisa e do estudo científico, são capazes de criar e/ou desenvolver produtos inovadores, como os dois projetos seguintes:
- ReStoragePear | Projeto que pretende desenvolver estratégias na prevenção do escaldão superficial e acastanhamento interno na pêra Rocha e garantia da qualidade no armazenamento de longo prazo”, e assegurar a qualidade dos frutos durante o armazenamento de longo prazo.
- Strawberry+ | Projeto que através de novas abordagens para impulsionar a qualidade do morango desde o campo até à indústria aumentando a aptidão do morango para uma transformação tecnológica com menos aditivos e reduzir o seu desperdício pós colheita.