Campanhas que levam os produtos portugueses ao Mundo.

A globalização trouxe desafios para as empresas e reposicionou a forma como se comunica. Não basta garantir a qualidade, o serviço pos cliente, uma boa embalagem e preço. O cliente quer ser envolvido.

E é neste contexto que olhamos as campanhas setoriais dinamizadas por Associações no âmbito das Ações Coletivas. 

As ações coletivas correspondem a iniciativas orientadas para o interesse geral através da disponibilização de bens tendencialmente públicos, fortemente mobilizadores e com elevadas externalidades positivas, visando a promoção de fatores de competitividade de finalidade coletiva. No passado recente, os projetos cofinanciados pelos fundos comunitários neste âmbito têm-se concentrado em iniciativas de promoção e marketing internacional, de conhecimento e prospeção dos mercados externos, bem como de clusterização (plataformas de inovação aberta), tendo como principais beneficiários os setores exportadores tradicionais da economia portuguesa. Estando globalmente alinhados com as prioridades políticas no domínio da competitividade (em particular, a promoção da internacionalização e das dinâmicas colaborativas e a aderência às prioridades definidas na RIS3), os incentivos às ações coletivas atribuem maior ênfase à diversificação e aprofundamento da base exportadora da economia, ao reforço da difusão, demonstração e transferência de conhecimento e tecnologia para a economia, bem como ao fomento do empreendedorismo qualificado.

A inovação e a diferenciação nunca foram tão importantes para as empresas, sobretudo PME´s  como no contexto atual da economia global impulsionada por consumidores cada vez mais exigentes. As PME´s para se tornarem competitivas têm de criar laços de confiança com os seus consumidores e oferecer produtos diferenciados. A tecnologia é vital para este processo, tal como um foco na criação de novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades reais ou que criem tendências de consumo.

Os consumidores, das classes médias das economias emergentes aos consumidores exigentes dos mercados dos países mais desenvolvidos , são cada vez mais informados do que nunca. A informação chega por múltiplos canais , nem sempre filtrada mas cria apetências de diversidade que criam vantagens para empresas ágeis e capazes da adaptação a tendências e variáveis emocionais.

É neste contexto que as campanhas que lhe vamos apresentar nesta Newsletter  projectam no colectivo uma imagem inovadora de um conjunto de empresas e actividades nacional.... 

 

  •  Jewellery 2020: The Global Shif

A Jewellery 2020: The Global Shift é promovido pela AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal,visa reforçar a capacitação da ourivesaria portuguesa na sua internacionalização e no acesso ao mercado global, e tem como objetivos gerais robustecer a marca internacional da ourivesaria portuguesa a nível global, alargar a base geográfica dos intercâmbios comerciais, dotar o setor de uma maior capacidade exportadora e incentivar a participação em dinâmicas de competitividade e internacionalização.

O projeto constitui uma ferramenta para responder a um dos maiores desafios atuais da ourivesaria, a necessidade de estender os limites, ultrapassar as fronteiras tradicionais do setor para usufruir do crescimento que se verifica a nível global.

 

  • Intercork III - Campanha Internacional da Cortiça

Projeto promovido pela APCOR tem sido bandeira de um produto que é embaixador de Portugal no mundo : a cortiça. Sem todo o esforço de comunicação e promoção internacional da cortiça realizado, nos últimos 15 anos, não seria possível o reconhecimento mundial deste tão nobre produto. A cortiça surge, hoje, espelhada nos melhores e maiores meios de comunicação em todo o mundo. Mas o que se fala hoje sobre a cortiça é radicalmente diferente daquilo que se falava no início do milénio. A cortiça surge associada às suas credenciais ambientais e de performance, é apresentada como um produto moderno e de futuro, é a preferida dos consumidores e dos produtores, é a escolhida pelos mais reconhecidos designers e famosos arquitetos. 

 

  • Portuguese Fashion News

O Portuguese Fashion News, que é promovido pela Associação Seletiva Moda, é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos e se define por um conjunto de atividades demonstradoras e qualificadoras, assentes em três eixos fundamentais: i) Aumento das exportações; ii) Afirmação da marca Portugal e iii) Promoção da inovação junto das indústrias do Setor, via utilização de novos materiais e tecnologias incorporadas nos próprios produtos, utilização de novas tecnologias de produção e/ou através da criatividade e do design.

Para isso, procura-se dotar as empresas de instrumentos adaptados à facilitação da conquista de novos mercados pela valorização de imagem da ITV nacional e à internalização dos processos inovadores.

 

  • “Ceramics Portugal Does It Better”

O projeto “Ceramics Portugal Does It Better” , promovido pela APICER tem por objetivo estratégico o reforço da capacitação empresarial das PME da indústria da cerâmica, num contexto de envolvimento dos diversos stakeholders, visando a implementação de ações de internacionalização, de forma sustentada e geradora de riqueza, com foco  no aumento das exportações e na penetração em segmentos mais qualificados de procura nos mercados internacionais.

04/07/2017 , Por Paula Ascenção