Investigação e Transformação Digital no Setor na Saúde | O contributo do COMPETE2020
A economia nacional tem assistido ao aparecimento de setores muito inovadores, que se têm lançado na internacionalização e que têm obtido excelentes resultados em termos de exportações. São geralmente sectores de alto valor acrescentado, com uma grande aposta ao nível da tecnologia e que investem fortemente em investigação e desenvolvimento. Um dos sectores que se tem vindo a destacar pelo crescimento significativo e pela posição de destaque no conjunto das exportações nacionais é o sector da saúde. A Saúde é um setor proeminente e em rápido desenvolvimento em Portugal, tendo registado uma evolução notável ao longo das últimas duas décadas.
Portugal tem uma série de valências que, no seu conjunto, representam vantagens e devem ser usadas para alcançar os objetivos propostos para o setor Saúde, nomeadamente: capacidade adaptativa; capacidade de resposta ao nível das tecnologias de informação; infraestruturas de qualidade ligadas à mobilidade e turismo, bem como preços competitivos quando comparados com a maioria dos países europeus.
Neste setor o impacto da incorporação das tecnologias de informação tem permitido o desenvolvimento de soluções vastas que atuam como coadjuvantes da atividade médica. Mas a utilização das novas tecnologias na área de saúde não está restrita, apenas, aos equipamentos de última geração que são utilizados em hospitais, centros de diagnóstico, clínicas ou unidades básicas de saúde.
As Tecnologias de Informação e Comunicação são tão naturais no nosso dia a dia que hoje o nosso mundo seria quase impossível de imaginar sem este conjunto conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.
Este maravilhoso “mundo novo” que afinal ainda é jovem tem o céu como limite para a inovação e um impato profundo na competitividade do país.
As tecnologias digitais devem também ser capitalizadas enquanto facilitadoras no acesso e otimização dos principais fatores de produção - e.g. IoT - acesso remoto a informação de ativos em tempo-real, comunicação automática entre dispositivos e consequente automação de processos. Introduzir novas estratégias de sourcing de tecnologia, com um maior recurso a plataforma partilhadas (as-a-service).
A incorporação do saber contribui para o aumento da qualidade e da expectativa de vida. O volume e a velocidade de dados gerados diariamente na saúde tornam cada vez maior a necessidade de uso de tecnologias capazes de capturar, cruzar e interpretar informações em tempo real.
Nesta edição da Newsletter vamos falar-lhe de 4 projetos que mostram como a inovação é estratégica do setor da saúde , fundamental para um crescimento sustentável :
- Integração do Registo Português de Transplantes com os sistemas informáticos dos hospitais
Projeto desenvolvido pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação e que vai implementar a solução de suporte ao RPT nos Hospitais, assegurando a devida validação e incorporando desenvolvimentos adicionais necessários à adequação às necessidades resultantes da reestruturação, nomeadamente no que diz respeito a relatórios, à bio vigilância e ao sistema de alarmes. Este processo de transformação digital envolve uma uniformização das bases de dados e vai permitir mais eficácia e eficiência no sistema. Um projeto fundamental quando uma vida pode depender de um dador.
- DeprePeriRsstr: Rastreio, prevenção e intervenção precoce na perturbação psicológica perinatal
A Perturbação Psicológica Perinatal (que inclui a depressão e a ansiedade na gravidez e primeiro ano após o parto) constitui um grave problema de saúde pública, o mais dispendioso de todos os problemas que podem ocorrer no período perinatal. Estima-se que cerca de 75% dos casos com esta doença tratável não são identificados pelos profissionais de saúde e, na ausência de programas de rastreio, apenas 10% destas mulheres recebem tratamento. Para dar resposta a este problema uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a desenvolver um instrumento com poder preditivo (“Perturbação Psicológica Perinatal – Instrumento de Rastreio e Prevenção” - PPPIRP ou Coimbra Perinatal Psychological Distress ) para a avaliação de sintomas e factores de risco da depressão e ansiedade perinatais, que inclui questionários de auto-preechimento que foram validados nos últimos anos e a testar a eficácia de um programa de prevenção/intervenção precoce.
- Care4Value: Potenciar a criação de valor em unidades de cuidados continuados integrados de saúde geridas por IPSS
Este projeto desenvolvido por investigadores do Instituto Politécnico de Leiria pretende contribuir para Potenciar a Criação de Valor em Unidades de Cuidados Continuados, assentando em dois blocos principais de outputs: medição e otimização de custos associados à prestação de cuidados e medição de resultados em saúde em cuidados continuados. Um projeto fundamental gerar informação útil para as unidades prestadoras de cuidados continuados, bem como para as entidades financiadoras. Além disso, e mais importante, pretende-se criar um impacto positivo nos doentes e nos seus cuidadores, através do desenvolvimento e operacionalização de medidas adequadas de resultados em saúde neste tipo de cuidados. Avaliar o custo por doente e garantir o melhor tratamento a quem precisa.
- Integrador HS.HELIOS para a comunicação e portabilidade de dados na Saúde
A HealthySystems em parceria com Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) está a desenvolver um projeto demonstrador que envolve a implementação do BUS de Integração HS.HELIOS viabilizando a interoperabilidade e centralização das integrações entre Sistemas de Informação(SI) hospitalares . Os seus utilizadores finais das Região Norte – Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, E.P.E (CHEDV) e da Região Centro – Centro Hospitalar Tondela Viseu, E.P.E (CHTV) vão validar os mais recentes desenvolvimentos do integrador HS.HELIOS alinhados com o cumprimento das obrigações legais do RGPD e contribuir para o estudo da análise de impacto desta solução para obtenção de ganhos em saúde.