EcoWT - Water Telemetry
Sintese do Projeto
O projeto EcoWT - Water Telemetry visou estudar e desenvolver um inovador ecossistema de telecontagem de fluidos (água sobretudo e potencialmente outros fluídos) que seja automático, modular, energeticamente eficiente e independente usando inovadoras técnicas de Energy Harvesting, suficientemente genérico e adaptável (inclusive a contadores já instalados) que permita obter os dados de contagem disponibilizados nos mais comuns contadores residenciais e industriais de água, nas suas diversas topologias; transmitindo para o servidor central a informação recolhida, por intermédio de inovadoras redes de baixa potência e baixo custo de utilização, com elevado alcance e penetração, dedicadas a IoT, que começam agora a surgir, ou pelas habituais redes móveis.
A Entrevista
Em entrevista ao COMPETE 2020, Renato Caldeira, Diretor da KTS e responsável pelo EcoWT - Water Telemetry, falou-nos das motivações e do elemento diferenciador do projeto, dos desafios bem como dos resultados alcançados.
Como nasceu o projeto EcoWT? Quais foram as principais motivações?
Com o aparecimento das novas redes LPWAN surgiu uma nova oportunidade de poder comunicar com consumos energéticos significativamente mais baixos que até essa altura.
Aliando esse facto a soluções de Energy Harvesting, ficamos com o potencial de ter sistemas autónomos energeticamente.
O mercado de gestão de fluídos foi de imediato identificado como um alvo para estas evoluções.
O que considera ser o elemento diferenciador no projeto EcoWT?
O elemento diferenciador é na realidade o associar de vários elementos combinados no sistema: uso de energy harvesting, associado a redes de comunicações LPWAN e tecnologia de contagem genérica, complementados por um middleware eficiente e flexível associado a frontends multiplataforma.
Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
Talvez o energy harvesting tenha sido a parte mais desafiante devido à necessidade de combinar a parte tecnológica com algo prático e viável a nível de instalação.
Inicialmente também as comunicações em LPWAN foram desafiantes, pois ainda se estavam a dar os primeiros passos de implementação de redes.
De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
O facto de podermos ter hoje soluções autónomas a nível energético é talvez o resultado mais gratificante do projeto.
Seguramente uma contribuição para a proteção do ambiente, mas também um resultado cujas conclusões abrem portas a outras ideias de soluções para dar continuidade ao projeto.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto EcoWT é promovido pela KTS - Key Technologies and Support em copromoção com a INOV INESC e é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 740 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 555 mil euros.
Links
INOV: Website