Estratégia Inovação | Empresas que nos inspiram
Inovar é fundamental permitindo que as empresas possam aceder a novos mercados, aumentem as suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor das suas marcas.
A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.
A consolidação do crescimento económico e da criação de emprego constituem os desafios mais relevantes da economia portuguesa e dependem, essencialmente, do reforço da competitividade e inovação das empresas nacionais. A dimensão tecnológica é parte integrante duma matriz de desenvolvimento nacional dado que o futuro de uma indústria terá de ser sustentado pelo desenvolvimento constante do conhecimento e em tecnologia, e inteiramente virada para o mercado global. O futuro das empresas dinâmicas depende da aposta na tecnologia, seja ao nível a conceção de ideias novas de serviços e produtos e da operacionalização de centros modernos rentáveis de produção, seja sobretudo ao nível da construção e participação ativa em redes internacionais de comercialização e transação de produtos e serviço.
O atual contexto é de concorrência acrescida, o que faz aumentar a pressão, quer para a compressão dos custos quer para o aumento da qualidade e da inovação em novos produtos. Face à tendência para a contração da população ativa, esforços adicionais devem ser desenvolvidos para aumentar as qualificações da força de trabalho, de forma a preencher a nova procura no mercado de trabalho, resultante quer da substituição da força de trabalho, quer do aumento da procura líquida de trabalho promovido pelo desejável crescimento de empresas inovadoras.
De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas.
O processo de inovação potencia-se num contexto sistémico formado por universidades, centros de pesquisa, investidores, governo e empresas com os seus clientes, fornecedores, concorrentes ou outros parceiros.
O COMPETE 2020 tem instrumentos de política orientados para estimular processos de inovação nas empresas, colocando-as em patamares de excelência e aptas a competir em mercados exigentes.
E acreditamos que os sistemas de incentivos às empresas são alavancas cruciais deste processo: é preciso olhar para o mercado e aceitar o desafio!
- Embraer: projetos DESIAM e DESi2COMP
Em conversa com o COMPETE 2020, Androgeu Mauch, Diretor Financeiro da Embraer Portugal, e responsável pelos projetos DESIAM e DESi2COMP, fala da visão de inovação da Embraer e da importância apoio dos Fundos da União Europeia. Até 31 de março de 2019, foram criados 251 postos de trabalho no conjunto dos dois projetos. Dos postos de trabalho criados até ao momento 53 são altamente qualificados, sendo os restantes postos de trabalho qualificados.
- InnovBordallo
Entrevistámos Paulo Pires, Presidente da Comissão Executiva da Vista Alegre que nos falou deste projeto e do processo de revitalização desta marca centenária - à beira da falência em 2009 – assente em três pilares: “visão estratégica; paixão pela arte Bordalliana e pelo legado de Bordallo Pinheiro e capacidade de realização e superação”. Em 2018, o volume de negócios ultrapassou os 6,4 milhões de euros, dos quais 50% são provenientes das exportações com um EBITDA de 1,6 milhões de euros. A Bordallo deixou de ser portuguesa para portugueses, para passar a ser uma empresa portuguesa para o Mundo. Fortaleceu o reconhecimento nacional e além-fronteiras. A Bordallo Pinheiro foi galardoada com alguns dos mais importantes prémios de design internacional, de que a coleção Alcachofra é o mais recente exemplo, ao ser-lhe atribuído o prestigiado “German Design Award 2019”.
- Petratex
Falámos com Sérgio Neto, CEO da empresa ligada à indústria têxtil que falou sobre os desafios atuais e que o projeto PetraMAX, cofinanciado pelo COMPETE 2020, nasceu “devido à fraca oferta/eficiência dos processos de estampagem tradicionais existentes no mercado e da inexistência de processos de estampagem do produto customizado.
- MOLATECH 4.0 - Nova unidade produtiva de colchões de maior valor acrescentado
Com 65 anos de experiência na indústria da colchoaria, pioneira no fabrico de colchões de molas em Portugal, a Molaflex – Colchões, S.A. afirma-se como uma referência a nível nacional e internacional. O MOLATECH 4.0 visa a criação de uma nova unidade produtiva com uma maior capacidade e flexibilidade industrial, que promova a inovação no setor da colchoaria através do desenvolvimento e produção de colchões diferenciadores e de maior valor acrescentado.