INNOVCAR

 

(Clique na Imagem para assistir ao Filme)

 

A Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. continua a afirmar-se como fonte de criação de conhecimento e tecnologia nas soluções multimédia do automóvel do futuro.

Continuar na vanguarda significa responder adequadamente aos desafios atuais do automóvel do futuro, que incluem:

> a segurança e conforto (com o objetivo de longo prazo da condução autónoma);

> a conveniência e o entretenimento (para o paradigma atual do “carro conectado” no contexto das redes de transporte e cidades inteligentes),

> e a eficiência e ecologia (redução de consumos e do impacto no ambiente).

O projeto INNOVCAR inclui um conjunto articulado de linhas de I&D em torno do desenvolvimento de novos produtos e serviços e dos processos de suporte ao desenvolvimento de produto, das ferramentas de controlo de qualidade e dos processos de fabrico necessários à capitalização dos novos produtos no mercado.

As inovações do projeto ultrapassam claramente as meras inovações ao nível de produtos, processos e serviços. Trata-se de inovações mundiais que estão no cerne da revolução atual que promete alterar radicalmente a forma como hoje vemos o automóvel e a segurança, o conforto e o prazer associados à mobilidade automóvel.

Um novo sistema de comunicações para veículos e redes de transporte inteligentes, novos sistemas sensoriais e de deteção da envolvente, novos sistemas de interação homem-máquina (HMI) seguros, que irão contribuir para avanços na direção da condução autónoma.

Novas experiências associadas à condução serão proporcionadas por linhas de produto de software e novas aplicações cloud que irão proporcionar novos serviços de entretenimento, conetividade, mobilidade e acessibilidade no contexto dos veículos e cidades inteligentes. Novos sistemas de cancelamento de ruído, sensores sem ruído e chassis 100% em plástico irão permitir melhorar o ambiente no interior automóvel e a redução de consumos.

As inovações deste projeto irão traduzir-se em pelo menos 12 novas patentes e estima-se que contribuam para vendas internacionais na ordem dos 1,1 mil milhões de euros entre 2019 e 2025. O projeto contribui para o aumento das capacidades de I&D dos copromotores e para o aumento do emprego jovem, através da contratação 151 quadros jovens para afetação exclusiva à I&D.

03/07/2019 , Por Célia Pinto