O Compete 2020 na Região do Alentejo
O Alentejo é atualmente um território preservado e seguro, com uma história marcada por um património riquíssimo e uma cultura que lhe conferem identidade e autenticidade.
A região do Alentejo tem todo um potencial de afirmação competitiva, diferenciadora e sustentável, com base em atividades consolidadas e com recentes nichos de especialização produtiva.
O Alentejo tem produtos de reconhecida excelência mundial como a cortiça e as rochas ornamentais e reúne também prazeres com saber e sabor como é o caso do artesanato, da gastronomia, dos vinhos e dos azeites, a tudo isto alia heranças intemporais de património e cultura.
Características da Região
O desenvolvimento das infraestruturas de acessibilidade e de conectividade reforça a importância do posicionamento geoeconómico do Alentejo no contexto das relações económicas nacionais e internacionais e constitui um fator importante para a atração de investimento e acolhimento empresarial.
Tirando partido do posicionamento geográfico, da significativa melhoria das acessibilidades nacionais e internacionais e das dinâmicas de integração económica do espaço europeu e mundial, o Alentejo é uma região funcionalmente mais aberta ao exterior e com condições objetivas para intensificar as relações económicas e reforçar a inserção em mercados de maior amplitude territorial.
A região detém na frente marítima do limite do seu território significativo e diversificado potencial de recursos marinhos para desenvolver atividades novas e emergentes e socialmente necessárias a nível mundial como a produção de energia, das biotecnologia e da química, bem como na investigação e exploração de novas alternativas no mundo da alimentação, medicina, transportes, turismo, saúde, entre muitos outros.
A preservação da costa alentejana constitui um fator de competitividade face a outros destinos turísticos, nomeadamente no que respeita às novas tendências de desportos náuticos e turismo desportivo e por se situar num território em que se conjuga um excelente relacionamento cénico entre o património edificado e os espaços naturais envolventes em resultado da delimitação de áreas e reservas protegidas.
Acrescem ainda as potencialidades agrícolas resultantes de excecionais condições climatéricas do Litoral Alentejano, nomeadamente para a produção hortofrutícola, que o poderão transformar num grande centro abastecedor dos mercados europeus.
O Alentejo apresenta uma elevada diversidade de atrativos capazes de estruturar uma oferta turística variada, com destaque para os recursos paisagísticos, as excecionais condições ambientais, o riquíssimo e diversificado património histórico-cultural, as atividades culturais, o artesanato, a gastronomia e os vinhos, componentes fundamentais e diferenciadoras da oferta.
Nas atividades aeronáuticas o Alentejo dispõe de condições particularmente interessantes e de um conjunto de oportunidades potencialmente favoráveis. O Alentejo dispõe de um conjunto de factores endógenos favoráveis ao desenvolvimento das atividades aeronáuticas, destacando-se a sua orografia, uma excelente visibilidade aérea e a existência de infraestruturas aeroportuárias.
Prosseguindo o objetivo estratégico nacional de redução da dependência externa e diversificação das nossas fontes energéticas, o Alentejo apresenta vantagens competitivas na produção de energia elétrica limpa. Beneficiando do elevado número de horas de exposição ao sol e do relevo significativamente plano, o Alentejo é uma região excelente para a implantação de centrais solares fotovoltaicas, estando já instaladas na região das maiores e mais modernas centrais solares mundiais que irão transformar a realidade energética regional e projetar o Alentejo a nível internacional.
O compete 2020 na Região do Alentejo
Dados reportados a 30 de junho 2018 (Ponto de Situação do Compete2020), mostram que a região do Alentejo representa 6% do total do incentivo aprovado, o que corresponde a cerca 239 milhões de euros, correspondendo a 450 milhões de investimento elegível.
Esta semana vamos falar de projetos promovidos por empresas da Região do Alentejo, projetos diferenciadores, que fazem a Região crescer, progredir e que a projetam para outros mercados:
Criação de uma unidade produtiva de dispositivos médicos à base de ácido hialurónico
Com este projeto a Bohus BioTech Portugal, Lda. pretende criar uma unidade de produção dedicada à fabricação de dispositivos médicos oftalmológicos à base de ácido hialurónico.
NREB-Rhizo: Explorando associações benéficas em grão-de-bico
Investigar as interações entre vários simbiontes e seus efeitos combinados no crescimento de leguminosas, utilizando o grão-de-bico e mesorizóbio como modelo simbiótico.
MGarlic: Mendes Gonçalves aposta na investigação e inovação num único produto hortícola, o alho
O aumento significativo da preocupação com a saúde e bem-estar, o interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa necessitasse de explorar o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.
COMPETE 2020 alavanca investimento da Mecachrome Aeronáutica com apoio de 29 milhões de euros
Christian Santos, diretor da unidade fabril dedicada à produção de peças metálicas para a indústria aeronáutica, em Évora, sintetiza os desafios do arranque de “uma fábrica de raiz“ e à criação de 2.020 postos de trabalho. Para o sucesso do projeto destaca a “experiência e maturidade” do grupo, bem como “dos atores locais”, nomeadamente AICEP, IEFP e Câmara Municipal.
Fonte: CCDR Alentejo