TIC | Aliadas para uma Mobilidade Sustentável
A grande maioria dos cidadãos europeus vive num ambiente urbano, com mais de 60% pessoas a viver em áreas urbanas com mais de 10 000 habitantes. Vivem no mesmo espaço e para sua mobilidade partilham as mesmas infra-estruturas. A mobilidade urbana responde por 40% de todas as emissões de CO2 dos transportes rodoviários e até 70% dos outros poluentes provenientes dos transportes. As cidades europeias enfrentam cada vez mais problemas causados pelos transportes e pelo tráfego. Por vezes, o tráfego poderá ser visto como indicador de uma cidade bem-sucedida, possuidora de grandes núcleos de atividades. No entanto este tráfego é, principalmente, o resultado de pessoas e empresas que querem e/ou precisam de ser móveis e, portanto, necessitam de se locomover a pé, de bicicleta, em transportes públicos ou em veículos motorizados individuais.
As cidades necessitam de suportar a mobilidade de forma a cumprirem sua função social de maximizar a troca de bens e serviços, cultura e conhecimentos entre os seus habitantes, e proporcionar o crescimento económico procurando, ao mesmo tempo, limitar o crescimento do tráfego motorizado e reduzir os seus impactos negativos sobre as pessoas e sobre o meio ambiente. Neste sentido, a mobilidade é um atributo associado à cidade, e corresponde à facilidade de deslocação de pessoas e bens na área urbana. A mobilidade traduz as relações dos indivíduos com o espaço em que habitam, com os objetos e meios usados nas suas deslocações, e com os demais indivíduos que integram a sociedade.
A questão de como melhorar a mobilidade e ao mesmo tempo reduzir o congestionamento, os acidentes e a poluição é um desafio comum a todas as grandes cidades da Europa. O congestionamento na UE situa-se frequentemente nas zonas urbanas e nas suas proximidades e custa quase 100 mil milhões de euros, ou 1% do PIB da UE, anualmente. As próprias cidades estão normalmente em melhor posição para encontrar as respostas certas a estes desafios, tendo em conta as suas circunstâncias específicas.
Um transporte urbano eficiente e eficaz pode contribuir significativamente para a consecução de objectivos num vasto leque de domínios políticos para os quais a UE tem uma competência estabelecida. O êxito das políticas e dos objectivos políticos acordados a nível da UE, nomeadamente sobre a eficiência do sistema de transportes da UE, os objectivos socioeconómicos, a dependência energética ou as alterações climáticas, depende em parte das acções empreendidas pelas autoridades nacionais, regionais e locais . A mobilidade nas zonas urbanas é também um importante facilitador do crescimento e do emprego e do desenvolvimento sustentável nas zonas da UE.
Sendo a mobilidade um sistema tão complexo encontra nas Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas cruciais para encontrar soluções. Trabalhos de investigação que conduzem a aplicações que contribuem para melhorar a nossa vida.
Conseguimos hoje imaginar um mundo não conectado ?
A economia actual atravessa uma enorme transformação e está a entrar em terreno novo: Do Industrial e serviços para o tecnológico e digital, surgem novas empresas com processos mais modernos, simples e interactivos entre fornecedor e consumidor, que proporcionam melhores experiências, substituindo anteriores modelos de negócio. A apropriação real do digital na forma como aprendemos, como nos relacionamos e sobretudo como as empresas se relacionam com o mercado é fundamental para o crescimento sustentável .
As Tecnologias de Informação e Comunicação são tão naturais no nosso dia a dia que hoje o nosso mundo seria quase impossível de imaginar sem este conjunto conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.
Hoje, Portugal é um dos países que mais utiliza e implementa novas ferramentas e tecnologias de informação. Encontra-se nos primeiros lugares do ranking mundial de e-government, e-banking e acessibilidade ao mundo digital. Portugal é um conceituado fabricante de plataformas de software, implementadas por todo o mundo, com especial destaque na lusofonia, um mercado com mais de 260 milhões de pessoas. É neste contexto que lhe vamos apresentam 4 projetos que desenvolveram soluções para melhorar variáveis da mobilidade . Para um crescimento competitivo e sustentável !
SMARTTRANSIT: Sistema de ajuda à exploração - Sistema Inteligente de Gestão Avançada de Mobilidade
Projeto desenvolvido pela EFACEC Engenharia e Sistemas SA, que visa desenvolver uma nova solução orientada aos Sistemas de Ajuda à Exploração (SAE) e de informação ao passageiro/público, tendo como objetivo principal o controlo avançado da regularidade e da pontualidade do serviço de transporte que é disponibilizado, a informação em tempo real e o controlo e gestão das operações e dos recursos envolvidos. Melhorar a regularidade e a pontualidade do serviço de transporte de passageiros e estender a informação em tempo real ao passageiro utilizando dispositivos eletrónicos do próprio passageiro potenciam a utilização do sistema de transporte público e minimizam custos de implementação/manutenção.
MobiWise: da sensorização móvel à recomendação de mobilidade
Promovido pelo Instituto de Telecomunicações, o projeto MobiWise irá criar uma plataforma 5G que incorporará uma infraestrutura de acesso, com sensores, pessoas e veículos, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, tanto para os seus habitantes como para visitantes. O projeto interligará sensores, pessoas e veículos, e irá usar toda a informação possível para melhorar a mobilidade dos seus utentes, através de uma rede completa e de uma plataforma de serviços de suporte à implantação da Internet das Coisas numa cidade inteligente.
ASAP: Processos de Atribuição de Slots em Aeroportos
A gestão da capacidade dos aeroportos mais congestionados é efetuada de acordo com o processo de atribuição de slots da IATA (exceto nos EUA). Este processo envolve a aplicação de regras de prioridade complexas, e ganharia em ser realizado com recurso a uma abordagem de otimização, o que não acontece atualmente. Por outro lado, as próprias regras de prioridade podem ser melhoradas. O projeto ASAP vai ao encontro de um desafio societal que Portugal enfrenta no âmbito do transporte aéreo: encontrar uma solução para os problemas de congestionamento que os principais aeroportos do país enfrentam. No curto prazo, a otimização da atribuição de slots é a forma económica de dar resposta ao desafio em causa. O projeto é desenvolvido por uma equipa baseada em duas unidades de investigação portuguesas, o CITTA e o INESCTEC, e dois consultores internacionais – os Professores Amedeo Odoni (MIT) e Alexandre Jacquillat (Carnegie-Mellon). Esta equipa contará com a colaboração das entidades de coordenação de slots de Portugal (ANA) e do Brasil (ANAC).
URBY.SENSE - Análise e previsão de mobilidade urbana fora da rotina com base em pegadas digitais
Entrevistamos Rui Gomes, investigador do CISUC e responsável do projeto, que nos apresentou o ponto de situação deste projeto que tem por objectivo o estudo da mobilidade de indivíduos para a extração de padrões de mobilidade fora da rotina a partir de múltiplas fontes de dados. O projeto está na fase de validação, onde os investigadores, vão, com a informação existente, modelar a escolha de destino dos diferentes intervenientes englobando transporte utilizado, eventos existentes na cidade entre outros. De seguida, será construída uma representação gráfica, utilizando técnicas de visualização, capaz de ilustrar essas escolhas através da utilização de vários filtros como por exemplo, semana versus fim-de-semana, horas iniciais da gravação de dados versus horas fim de gravação entre outras.