Projetos COMPETE 2020 |Os desafios societais que o COVID 19 exponenciou

A situação de pandemia que se vive em Portugal e no mundo, tem imposto a adoção de medidas extraordinárias, e de caráter urgente, de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19. 

E veio destacar desafios societais fundamentais : com a saúde no seu conceito mais abrangente , o envelhecimento e uma sociedade mais integradora.

Desafios esses que foram identificadas na Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (EI&I) que é parte integrante da Estratégia multinível de Portugal. A Estratégia de Investigação e Inovação de Portugal contempla, para além da nacional, as sete estratégias regionais e as componentes de alinhamento inter-estratégias aos níveis temático e de articulação de políticas (policy-mix) e contém um espaço de governação comum.

Assim no contexto do COMPETE 2020 existem instrumentos para apoiar projetos de ciência e  investigação & Desenvolvimento para melhorar a nossa saúde , para dar resposta ao envelhecimento demográfico e as implicações de mesmo.

A economia nacional tem assistido ao aparecimento de setores muito inovadores, que se têm lançado na internacionalização e que têm obtido excelentes resultados em termos de exportações. São geralmente sectores de alto valor acrescentado, com uma grande aposta ao nível da tecnologia e que investem fortemente em investigação e desenvolvimento. Um dos sectores que se tem vindo a destacar pelo crescimento significativo e pela posição de destaque no conjunto das exportações nacionais é o sector da saúde. A Saúde é um setor proeminente e em rápido desenvolvimento em Portugal, tendo registado uma evolução notável ao longo das últimas duas décadas.

Mais relevante, estas inovações estão a mudar a nossa compreensão da doença e da saúde, redefinindo os conceitos de doença, de medicina e de corpo. Os conceitos de saúde e de estilo de vida encontram-se cada vez mais ancorados na ideia de um corpo saudável e com potencialidades de melhoria por via da técnica, o que é elucidativo da crescente entronização do valor da saúde nas sociedades modernas, como também é um indicador expressivo do impacto das novas tecnologias médicas na produção de novos significados sobre o corpo, a saúde e a própria vida humana.

As inovações tecnológicas no setor da saúde contribuem para uma alteração de paradigma, onde o foco é a preocupação com bem-estar e com o cuidado de vida do ser humano, de maneira mais equilibrada. A disseminação de tecnologias voltadas para a conectividade de todas as informações da vida da pessoa, como hábitos alimentares, físicos, procedimentos cirúrgicos realizados, predisposições a doenças, tornam se essenciais para um acompanhamento mais minucioso, mais preventivo da saúde da população.

Quando se prepara a saída do estado de emergência e de avalia os efeitos do desconfinamento atendendo a grupos de risco dedicamos esta Newsletter a projetos especiais :

-   CANCEL_STEM:  liderado pelo i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, ao qual se juntaram 75 investigadores de 18 equipas de investigação portuguesas, com um objetivo comum: explorar novas formas de entender e combater o cancro. Os resultados obtidos já conduziram a um pedido provisório de patente 

- FRUITIFY: Um projeto que investiga o potencial do sumo de mirtilo para impedir a evolução da pré-diabetes para a diabetes Em declarações, Flávio Reis, Investigador Responsável do Projeto FRUITIFY, falou da contribuição do COMPETE 2020 na concretização da investigação acerca da hipótese do sumo de mirtilo impedir a evolução da pré-diabetes para a diabetes.

- SOCIAL: A nova plataforma tecnológica para cuidados continuados , falamos com Pedro Duarte Meira, CEO da Kentra sobre o projeto que visou desenvolver tecnologias e serviços de informação inovadores para apoio às redes de cuidados centradas não apenas no terceiro setor mas para “um universo populacional que lhe está adjacente”, um grupo etário a partir dos 55 anos com “o objetivo cívico de ajudar a patrocinar a sua saúde futura.”

-  BIODI: Biometria e Detecção de Incidentes A tecnologia desempenha um papel importante nestes tempos incertos de pandemia. A empresa TOMI fez vários desenvolvimentos para partilhar informações fidedignas e em tempo real, conforme explicou José Agostinho, CEO em entrevista ao COMPETE 2020. É este o âmbito, aliás, do projeto BIODI que tem desenvolvido serviços baseados na deteção de incidentes de segurança e de salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis.

 

29/04/2020 , Por COMPETE 2020