Como se interliga o crescimento sustentável com o crescimento inteligente?

A Estratégia Europeia 2020 está alicerçada em três objetivos:

1 . um crescimento inteligente,

2. um crescimento sustentável

3. e um crescimento inclusivo.

Estes objetivos são sinérgicos para se promover uma economia mais eficiente, sustentável e competitiva sendo fundamental que se aposte no I&I.

A Europa precisa de reforçar sinergias entre o crescimento sustentável e o crescimento inteligente de forma a apresentar respostas para as alterações climáticas, consumos energéticos e escassez de recursos.  Conscientes que não é uma opção manter os padrões de consumo e de produção atuais é fundamental a investigação e desenvolvimento e o trabalho em parceria entre empresas e entidades não empresariais de I&I .

No contexto da importância deste processo, a Comissão Europeia publicou um guia prático onde se explicita o processo de interligação entre o crescimento inteligente e o sustentável, no âmbito das próximas estratégias de especialização inteligente a serem elaboradas pelas regiões e Estados-membros. ( v.g "http://s3platform.jrc.ec.europa.eu/knowledge-repository").

A mudança para uma economia de baixo carbono e eficiente na utilização de recursos representa um desafio e uma oportunidade. Para proporcionar aumento de empregos e desenvolvimento económico, a economia verde deve ser implementada em íntima conexão com as estratégias de inovação tecnológica e não tecnológica.

O COMPETE 2020 atua ativamente na promoção do crescimento sustentável, incentivando uma utilização eficiente dos recursos e contribuindo para a transição de uma economia de baixo carbono, interrelacionados com o potencial crescimento de atividades relacionadas com a economia verde e azul, com o desenvolvimento das regiões e com a criação de emprego.

São, assim, de destacar as seguintes formas de atuação:  

> Ao nível da I&I, e no quadro da RIS3, apoia projetos de investigação no domínio das energias alternativas, do incremento da eficiência energética (por exemplo ao nível dos materiais e equipamentos), da otimização de recursos (água, solo,…), das infraestruturas “verdes”, da redução e reutilização de resíduos e da reciclagem; 

> Apoia o desenvolvimento de produtos e serviços “verdes” inovadores por parte das empresas (eco inovação), transformando as preocupações ambientais em valor acrescentado.

> Apoia investimentos de PME no âmbito do ambiente (controlo de emissões, auditorias ambientais, gestão de água e resíduos, redução de ruído, introdução de tecnologias eco eficientes, certificação ambiental,…).

> Nos transportes e logística, atua na melhoria da interoperabilidade e da articulação das redes, tornando mais eficientes estas atividades e desenvolvendo o recurso a sistemas de transportes ecológicos e com baixa emissão de carbono.

> No contexto das Ações coletivas e de sensibilização atua junto das PME mobilizando-as para a importância da mudança de padrões de comportamento e para soluções estruturais mais ecológicas. 

A importância destes objetivos reflete-se também nos critérios de análise dos projetos, designadamente, na atribuição de uma Majoração no âmbito do SI Inovação. Os projetos que contemplem ações que tenham impacto em matéria de uso eficiente de recursos, eficiência energética, mobilidade sustentável e redução de emissões de gases de efeitos de estufa podem ser privilegiados.

Assim, se no contexto do PT2020, cabe ao POSEUR implementar os instrumentos de políticas em prol do pilar do crescimento sustentável, o COMPETE 2020 age em complementaridade  apoiando projetos de I&I que encontrem soluções e/ou estimulam mudanças de comportamentos.

Neste sentido apresentamos alguns projetos que se enquadram nestas premissas, conscientes que o desafio que se coloca hoje na interligação entre crescimento inteligente e sustentável só pode ser ganho com todos os stakeholders.

- greenURBANLIVING - Sistemas multifuncionais baseados em aglomerado de cortiça expandida para a construção de coberturas verdes

O projeto greenURBANLIVING está a ser desenvolvido pela empresa Amorim Isolamentos, como promotor líder, em colaboração com o ITeCons, a Neoturf e a ANQUIP. Este projeto tem como principal objetivo desenvolver novos sistemas de cobertura e fachada verdes estruturados em aglomerado de cortiça expandida, numa ótica de sustentabilidade, visando a proteção dos recursos, o aumento da eficiência energética dos edifícios e a mitigação de alguns efeitos das alterações climáticas no espaço urbano.

- Projeto OptimOdour - promoção da eficiência energética

O Projeto OptimOdour é um projeto de IDI empresarial, em co-promoção, com elevado cariz tecnológico que pretende desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs, visando atingir a melhoria do desempenho energético e consequente redução de custos operacionais. O projeto envolve um consórcio formado pelo promotor-líder Guiatel, uma empresa com atividade internacional pronunciada na área dos sistemas de informação e telecomunicações, e pela WeDoTech, uma empresa de base tecnológica com um enfoque principal em biotecnologias para tratamento de odores.

- AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios

Este projeto de I&DT, liderado pela VPS –Virtual Power Solutions, pretende desenvolver um sistema dinâmico de gestão dos consumos energéticos baseado em técnicas avançadas de simulação e assistido por um sistema avançado de suporte à decisão que permita o controlo adequado dos recursos dos edifícios e que atinja a otimização energética.

Este sistema será complementado por um assistente virtual inteligente, que apoiará os gestores dos edifícios no processo de tomada de decisão, incluindo alertas para comportamentos menos eficientes. Deverá ainda incorporar estratégias de aprendizagem (adaptativas ou por reforço) para adaptar as decisões ao contexto.

14/11/2016 , Por Paula Ascenção
Portugal 2020
COMPETE 2020