Bolsa de Investigação para Licenciado | THEIA: Automated Perception Driving

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Licenciado, no âmbito do projeto THEIA: Automated Perception Driving, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 7 a 18 de março de 2022.

Requisitos de admissão

Requisito 1:

- Ser Licenciado em Matemática, Física, Engenharia Elétrica, Informática, Computação ou áreas afins

e

Requisito 2:

- Estar inscrito  num Mestrado em Matemática Aplicada, Física, Engenharia Elétrica, Informática, Computação, Ciência de Dados ou áreas afins, com comprovação no ato da contratação;

ou

- Estar matriculado em curso que não confere grau académico no âmbito do projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, mediante comprovativo no ato da contratação.

Embora os destinatários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso que não confira o grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deve ser apresentada até a contratação da bolsa. Os candidatos apenas são obrigados a cumprir os requisitos para se inscrever na oferta formativa. Caso haja candidatos já inscritos (inclusive cursando curso), eles concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Nota: No caso de licenciados que se encontrem inscritos em cursos que não conferem grau académico, a bolsa de investigação só pode ser atribuída a quem não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa de investigação em causa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos nessa modalidade de outorga, seguidos ou interpolados.

Requisitos de contratação: Se a qualificação tiver sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira deve ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico do reconhecimento dos graus e diplomas académicos do Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n. 2º do artigo 4º do Decreto-Lei nº. 60/2018, de 3 de agosto, devendo as formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Plano de trabalhos Colaborar na revisão do estado da arte e aquisição de conhecimentos críticos para o desenvolvimento de uma nova plataforma de testes para recolha de dados com sensores LIDAR, criação de testes de validação do desempenho do funcionamento de sensores LIDAR em veículos autónomos em diferentes estabelecimento de condições de métricas de classificação, desenvolvimento de novos indicadores para avaliar o desempenho de algoritmos de percepção baseados em Deep Learning.

Perfil As tarefas associadas ao plano de trabalho são aquelas incluídas no projeto com a seguinte referência: Tarefa SP4.A22.T5.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Duração da bolsaDuração inicial de 6 meses, com início em abril de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

07/03/2022 , Por COMPETE 2020