Bolsa de Investigação para Mestre | GOA.BI

O Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho> abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto GOA.BI: GOA Bridge Management System - Bridge Intelligence, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 17 de março de 2022.

Requisitos de admissãoPara se candidatar, os candidatos devem possuir:

- Mestrado na área de Engenharia Civil, Engenharia de Estruturas ou áreas afins;

- Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (2019).

No ato da respectiva contratação, os candidatos devem comprovar que estão matriculados num dos seguintes cursos:

- Doutoramento na área de Engenharia Civil;

- Num Curso que não confere grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, na área ou área relacionada com a solicitada no concurso (ex: pós-graduação, estudos avançados, formação especializada).

Fatores preferenciais:

Conhecimento e experiência em gestão de pontes;

- Conhecimento e experiência em programação avançada.

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa está aberta. A obrigatoriedade de inscrição em curso universitário ou curso universitário não académico será verificada na data da contratação da bolsa.

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição num curso universitário ou curso universitário não académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano ou sua duração (início e prazo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de matrícula.

Plano de trabalhosO plano de trabalho visa consolidar a formação científica do bolseiro, através do envolvimento em trabalhos de investigação, realizando as seguintes tarefas de I&D:

- Estado da arte em BIM no contexto da gestão de pontes;

- Apoio na definição da arquitetura do

módulo de gestão de modelos BIM de pontes;

- Desenvolvimento e testes de qualidade do módulo desenvolvido;

- Apoio na aplicação do módulo desenvolvido em estudos de caso piloto.

Local de TrabalhoO trabalho será realizado no ISISE - Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas - do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Duração da bolsaA bolsa de investigação terá duração de 12 meses, com início provisório em abril de 2022. 

A bolsa poderá ser renovada até ao final do projeto e/ou legislação aplicável, caso seja necessária a conclusão do grau académico ou a realização de atividades essenciais à conclusão do projeto.

Se a bolsa for atribuída a candidatos inscritos num curso que não confere grau académico, a bolsa não pode ser renovada.

 

02/03/2022 , Por COMPETE 2020