Bolsa de Investigação para Mestre | Warehouse of the Future (WoF)

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto Warehouse of the Future (WoF): Novos sistemas inteligentes, conectados, flexíveis e eficientes para o armazém do futuro, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de março de 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa os candidatos que preencham cumulativamente os dois requisitos seguintes:

Requisito 1:

- Ser aluno matriculado em programa de doutoramento na área de Engenharia Elétrica e de Computação, requisito a ser devidamente comprovado no ato da assinatura do contrato.

ou

- Estar inscrito num curso não académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D, na área da Engenharia Electrotécnica, requisito devidamente comprovado no acto da contratação.

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não académicos, a bolsa só pode ser atribuída a quem não exceda, com este contrato de bolsa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos naquela tipologia do bolsa, seguido ou interpolado.

e

Requisito 2:

Possuir o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - Ramo de especialização Automação ou Telecomunicações.

Plano de trabalhosO projeto WoF - Armazém do Futuro visa desenvolver sistemas inteligentes inovadores, altamente flexíveis, conectados e eficientes, de forma a estabelecer um novo paradigma do Armazém do Futuro baseado na detecção de pessoas, equipamentos e inventário, bem como na automação e gestão em tempo real dos processos de estabilização, picking e movimentação de materiais/componentes. Procurar implementar casos de uso específicos, que visam demonstrar as tecnologias numa perspetiva de “living lab”, em contexto industrial (i.e., no chão de fábrica da PSA Mangualde)

O bolseiro será integrado na atividade de investigação da equipa do projeto WoF, no âmbito das tarefas das atividades 1,2, 5 e 6 previstas para o perfil 45, da seguinte forma:

Atividade 1 - Pesquisa operacional focada na segmentação e gestão inteligente de diferentes zonas de picking (picking manual vs. picking automatizado);

Atividade 2 - Pick-to-light com recursos inovadores em autonomia de bateria e integração de sensores de presença, alinhados com a Indústria 4.0;

Atividade 5 - Desenvolvimento e teste de protótipos;

Atividade 6 - Promoção e divulgação de resultados.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no laboratório de investigação da Indústria Digital e Inteligente (DIGI2), do Centro de Investigação de Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Prof. Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves.

Duração da bolsaInitial duration of 6 months, with the predicted starting date in March of 2022, on an exclusive basis eventually renewable but never exceeding the end of the project.

04/03/2022 , Por COMPETE 2020