Bolsa de Investigação para Mestre | Biopaint
A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres em Engenharia Química e afins, no âmbito do projeto Biopaint: Tinta de base natural, energeticamente eficiente e com propriedades funcionais distintivas direcionada ao setor automóvel, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023.
Requisitos de admissão: Mestres em Engenharia Química e afins inscritos em cursos não conferentes de grau de académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior ou inscritos em doutoramento Experiência na síntese e caracterização de materiais poliméricos Experiência em trabalho de laboratório.
O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa.
Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.
De acordo com o RBI no n.º5 do artigo 6.º apenas admite atribuições de BI a licenciados e mestres inscritos em ciclos de estudo não conferentes de grau académico que não tenham excedido dois anos a cumprir em diferentes contratos de bolsa.
Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.
Plano de trabalhos: Desenvolvimento de novos poliuretanos utilizando monómeros de base natural para aplicação em tintas do sector automóvel.
Local de trabalho e Orientação científica: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra - FCTUC, sob a orientação científica do Jorge Fernando Jordão Coelho.
Duração da bolsa: 4 meses, não podendo ultrapassar a data de fim do projeto (30/06/2023). Não Renovável.
Links Relacionados
Bolsa de Investigação para Mestre | Anúncio Oficial