Bolsa de Investigação para Mestre ou Licenciado | AM4SP
A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre ou Licenciado em Ciência e engenharia de materiais, no âmbito do projeto AM4SP: Additive Manufacturing for Smart Plastics, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 28 de julho a 10 de agosto 2022.
Requisitos de admissão: - Alunos matriculados em programas de doutoramento da Universidade de Aveiro;
e
- Mestrado ou Licenciatura em Engenharia de Materiais ou Engenharia Mecânica.
Os candidatos devem ter:
- experiência comprovada em processamento e caracterização de materiais, desenvolvimento de compósitos poliméricos e experiência em manufatura aditiva;
- um currículo relevante, com publicações científicas e atividade científica relevante na área;
- domínio oral e escrito da língua portuguesa.
Será dada preferência a candidatos com grau de mestre ou equivalente e só serão admitidos candidatos com grau de licenciado se os titulares do grau de mestre não se candidatarem, ou se candidatarem, não se encontrarem na área de formação pretendida e/ou não têm a experiência exigida acima referida.
Plano de trabalhos: I. Investigação e desenvolvimento em plásticos inteligentes
Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento de trabalhos de investigação e desenvolvimento de materiais e processos para obter provas de conceito com as características e desempenho pretendidos:
1. I&D em estruturas flexíveis – investigação em estruturas flexíveis passivas e activas (utilizando polímeros electroactivos);
2. I&D em materiais condutores – identificação e investigação de materiais com propriedades eletricamente condutivas (metais e óxidos de alta condutividade);
3. I&D na impressão de materiais condutores – pesquisa e desenvolvimento de pastas condutoras, com características reológicas otimizadas para impressão por robocasting.
II. Caracterização de materiais e dispositivos Esta actividade visa caracterizar, através da realização de ensaios de caracterização utilizando um vasto conjunto de técnicas (nomeadamente, caracterização química, estrutural, microestrutural, física e térmica), os materiais, os sistemas electrónicos e a funcionalidade das soluções desenvolvidas.
Local de trabalho e Orientação científica: O trabalho será realizado no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Paula Maria Vilarinho.
Duração da bolsa: A duração da bolsa será de 6 meses, com início em agosto de 2022, podendo ser renovada por períodos adicionais de 6 meses, até ao limite máximo de financiamento aprovado. Em nenhuma circunstância poderá ultrapassar os limites definidos nos n. 5º e 6º do artigo 9º, do Regulamento nº. 292/2020, de 28 de fevereiro, publicado em Diário da República, n. 61, Série II, de 26 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro).