Bolsa de Investigação para estudantes inscritos numa licenciatura ou num mestrado | NETEDGE
O Centro de Investigação ALGORITMI da Escola de Engenharia da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudantes inscritos numa licenciatura ou num mestrado integrado na área científica Engenharia Informática, no âmbito do projeto NETEDGE: EDGE COMPUTING FOR END-USERS OF OPTICAL NETWORKS, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 29 de dezembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023.
Requisitos de admissão: Estudantes inscritos numa licenciatura ou num mestrado integrado na área científica Engenharia Informática.
Perfil dos destinatários: a) Estudantes de licenciatura ou mestrado integrado na área científica Engenharia Informática.
b) Conhecimentos em programação Python ou C/C++, ambiente Linux e tecnologias de virtualização e containers.
c) Em fase de contratualização, o candidato selecionado deverá comprovar a inscrição em uma Licenciatura ou Mestrado Integrado, em Engenharia Informática.
Apenas serão contratualizadas as bolsas cujos os candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição no curso conferente de grau, conforme tipologia de bolsa a concurso, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, respetivamente com a indicação do ano letivo em curso ou da sua duração (início e termo).
Os candidatos poderão concorrer sem inscrição prévia no curso para o qual é aberto a bolsa. O requisito de inscrição em curso conferente de grau será verificado à data da contratualização da bolsa.
Plano de trabalhos: O candidato selecionado integrará a equipa de desenvolvimento de uma Plataforma de Computação de Ponta de Acesso Múltiplo (Plataforma MEC), no âmbito do projeto de investigação “NETEDGE - EDgE computing for end-users of Optical Networks”. A plataforma mencionada está a ser desenvolvida, principalmente, em Python e implementa padrões ETSI MEC. O código resultante será aberto e será adotada uma licença permissiva (por exemplo, Apache 2.0) para estimular a colaboração com universidades, centros de pesquisa e outras entidades. A avaliação do trabalho será contínua, através de reuniões periódicas para o efeito.
Local de trabalho e Orientação científica: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação ALGORITMI da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Investigador Vinícius Corrêa Ferreira.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração máxima de 6 meses, com início em janeiro de 2023, devendo terminar, impreterivelmente, em 30 de junho de 2023.