Bolsa de Investigação para Mestre | THEIA: Automated Perception Driving

O Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto> abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto THEIA: Automated Perception Driving, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI -Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de fevereiro a 2 de março de 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa os candidatos que preencham cumulativamente os dois requisitos seguintes:

Requisito 1:

- ser aluno matriculado em programa de doutorado nas áreas de Engenharia Elétrica, Informática e Computação, Ciência de Dados ou afins nas áreas de engenharia, matemática ou física, requisito a ser devidamente comprovado no ato da assinatura do contrato.

ou

- estar inscrito num curso não académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D, requisito devidamente comprovado no momento da celebração do contrato.

Nota: No caso de mestres que se encontrem matriculados em cursos não académicos, a bolsa só pode ser atribuída a quem não exceda, com este contrato de bolsa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos naquela tipologia do bolsa, seguido ou interpolado.

e

Requisito 2:

- possuir um mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Electrónica, Informática e Computação, Ciência de Dados ou outro domínio de engenharia ou ciências exatas com formação relevante em áreas afins.

Plano de trabalhosColaborar na criação de validação de desempenho do funcionamento de sensores LIDAR e estabelecimento de métricas de classificação. Especificamente, colaborar na definição, prova de conceito e identificação de requisitos e especificações técnicas de sistemas e métodos de avaliação de desempenho de percepção (KPI/Scripts) de sistemas LiDAR; participar na implementação e validação experimental de protótipos e plataformas de sistemas de avaliação do desempenho da percepção (KPI/Scripts); participar da coleta de dados, avaliação e classificação do desempenho de percepção (KPI/Scripts) de sistemas LiDAR para auxiliar a condução de veículos em diferentes condições de operação. Essas tarefas exigem o desenvolvimento de algoritmos de teste e análise estatística de resultados de percepção com base em aprendizagem de máquina. Participar na gestão do subprojeto e na divulgação dos resultados.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto sob a orientação científica do Professor Dr. José Machado da Silva e do Professor Dr. Miguel Velhote Correia.

Duração da bolsaDuração inicial de 12 meses, com data de início prevista em março de 2022, em regime de exclusividade eventualmente renovável mas nunca superior à duração do projeto.

17/02/2022 , Por COMPETE 2020