Bolsa de Investigação para Mestre | SIFA
O Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Física ou Matemática Aplicada ou similar, no âmbito do projeto SIFA: Sistema Inteligente de Fabricação Aditiva, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 9 a 22 de novembro 2022.
Requisitos de admissão: Perfil dos destinatários: Candidatos com mestrado em Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Física ou Matemática Aplicada ou similar, com sólida formação em reologia, reologia computacional, manufatura aditiva e competência na programação da biblioteca computacional OpenFOAM.
Categoria de destinatários: Estudantes inscritos num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.
Requisito para concessão da bolsa:
- Os candidatos poderão concorrer sem inscrição prévia no curso para o qual é aberto a bolsa. O requisito de inscrição em curso conferente ou não conferente de grau será verificado à data da contratualização da bolsa. - Apenas serão contratualizadas as bolsas cujos os candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição no curso conferente ou não conferente de grau, conforme tipologia de bolsa a concurso, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, respetivamente com a indicação do ano letivo em curso ou da sua duração (início e termo). - A inscrição em cursos não conferentes de grau não creditados não serão considerados como comprovativo de inscrição.
Plano de trabalhos: O plano de trabalhos a desenvolver insere-se na Atividade A3 do projeto “Investigação de novos conceitos nos sistemas de Fabricação Aditiva” a qual integra o desenvolvimento e teste de códigos computacionais para modelar o fabrico e comportamento estrutural de componentes produzidos por manufatura aditiva (power bed e material extrusion), de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos/cimentícios.
Local de trabalho e Orientação científica: O plano de trabalhos será desenvolvido no Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Professor João Miguel Nóbrega.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3meses, com início previsto em novembrode2022. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado, em conformidade com o Regulamento de Bolsas de Investigação, n.º 950/2019 de 16-12-2019, até ao limite de execução do projeto.
Links Relacionados
Bolsa de Investigação para Mestre | Anúncio Oficial