Bolsa de Investigação para Mestre | FERROVIA 4.0
O Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Civil, no âmbito do projeto FERROVIA 4.0, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 24 de maio a 6 de junho 2022.
Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa os candidatos que preencham cumulativamente os dois requisitos seguintes:
Requisito 1:
- Ser aluno matriculado num programa de doutoramento na área de Engenharia Civil, requisito a ser devidamente comprovado no ato da assinatura do contrato.
ou
- Estar inscrito num curso de licenciatura não académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D, requisito de comprovação no momento da celebração do contrato.
Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos de licenciatura não académicos, a bolsa só pode ser atribuída a quem não exceda, com este contrato de bolsa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos naquela tipologia de bolsa, seguido ou interpolado.
e
Requisito 2:
- Possuir mestrado em Engenharia Civil.
Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, deve cumprir o disposto no Decreto-Lei n. 66/2018, de 16 de agosto, devendo as formalidades aí estabelecidas ser cumpridas até ao momento da assinatura do contrato.
Plano de trabalhos: O recrutamento desta posição de investigação visa o desenvolvimento de atividades de I&D no âmbito da área da Engenharia Civil, visando o desenvolvimento de sistemas de monitorização remota de infraestruturas baseados em sensores a bordo de veículos, envolvendo o projeto da caixa de monitorização remota, a participação na definição dos modos de falha da infraestrutura, na análise de sua criticidade, na verificação da possibilidade de monitorização remota, na análise de dados da monitorização de veículos e sua transformação em conhecimento para modelagem dos padrões de módulos de falha crítica, na validação e integração do conhecimento e sua demonstração em protótipos e elaboração e publicação de artigos em revistas científicas e conferências nacionais e internacionais, envolvendo a participação nas seguintes atividades do Projeto: 2, 4, 5 e 6 do PPS2 e 2 do PPS5.
Local de Trabalho e orientação científica: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob a orientação científica do Professor Rui Artur Bártolo Calçada.
Duração da bolsa: Duração inicial de 5 meses, com data de início prevista em junho de 2022, em regime de exclusividade eventualmente renovável mas nunca superior à duração do projeto.
Se os procedimentos de recrutamento não permitirem a duração mínima de 3 meses consecutivos da bolsa, nos termos do n.º 3 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. , a bolsa não será concedida. A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determina o artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.
Links Relacionados
Bolsa de Investigação para Mestre | Anúncio Oficial