Bolsa de Investigação para Mestre | FERROVIA 4.0

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Engenharia Mecânica, no âmbito do projeto FERROVIA 4.0, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 31 de outubro a 14 de novembro 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar‐se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os dois seguintes requisitos:

Requisito 1:

‐   Ser estudante inscrito num curso de doutoramento na área da Engenharia Mecânica, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

ou  

‐ detentor de grau académico inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.  

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

e

Requisito 2: ‐ Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Mecânica. Nota: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto‐Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosA contratação tem em vista atividades de I&D que se insere na área de Engenharia Mecânica, com vista ao desenvolvimento de sistemas de monitorização remota das infraestruturas com base em sensores a bordo de veículos, envolvendo a participação na definição dos modos de falha da infraestrutura, a análise da sua criticidade, a verificação da possibilidade de monitorização remota, a análise dos dados provenientes da monitorização dos veículos e a sua transformação em conhecimento para modelação dos padrões dos módulos de falha críticos, a validação e integração do conhecimento e sua demonstração em protótipos e a preparação e publicação de artigos em revistas científicas e em conferências nacionais e internacionais, envolvendo a participação nas seguintes atividades do projeto: 4 a 6 do PPS2 e 2 do PPS5.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Abílio Manuel Pinho de Jesus.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Novembro de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.   

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 3 do art.º 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , a bolsa não será atribuída.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P . 

 

31/10/2022 , Por COMPETE 2020