Bolsa de Investigação para Mestre | PRODUTECH4S&C

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, ou área científica afim, no âmbito do projeto PRODUTECH4S&C: PRODUTECH SUSTENTÁVEL & CIRCULAR - Soluções inovadoras, sustentáveis e circulares com impacto na fileira das tecnologias de produção, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 18 a 31 de outubro 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar‐se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os dois seguintes requisitos:

Requisito 1:

‐   Ser estudante inscrito num curso de doutoramento na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ou área científica afim, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

ou 

‐ estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.   Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

e

Requisito 2:

‐  Ser titular do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, ou área científica afim. Nota: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto‐Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosOs trabalhos têm os seguintes objetivos:

- Desenvolver soluções de monitoramento e interação baseadas em realidade virtual e aumentada para colaboração homem‐robô;

- Promover a demonstração, em ambiente industrial, de soluções de robótica colaborativa e estações de trabalho 4.0.

O bolseiro será integrado na atividade de Investigação da equipa do projeto PRODUTECH4S&C, no âmbito das atividades dos PPS 3 e 5. O plano de trabalhos visa a participação do bolseiro nas seguintes atividades do projeto:

- Analisar casos de uso;

- Definir metas e requisitos para o desenvolvimento de estações de trabalho colaborativas;

- Coletar e descrever dados provenientes do sistema de produção;

- Contribuir no desenho, conceção e desenvolvimento de soluções para monitoramento do operador;

- Contribuir no desenho, conceção e desenvolvimento de soluções para interação com o operador;

- Contribuir no desenho, conceção e desenvolvimento de soluções para interface com robôs industriais;

- Executar testes em ambiente laboratorial;

- Instalar, executar testes e demonstrações em ambiente industrial;

- Escrever documentos para divulgação científica e relatórios para gestão do projeto.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Luís Cerqueira Gomes da Costa.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.  

18/10/2022 , Por COMPETE 2020