Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre | PAC

O INESC TEC abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre em  Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, ou área científica afim, no âmbito do projeto  PAC: Portugal AutoCluster for the Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 15 a 28 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, ou área científica afim. Será dada preferência a candidatos com grau de mestre e só serão contratados candidatos com grau de licenciado caso não se candidatem mestres, ou no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuam experiência que se refere acima.

A atribuição da bolsa pressupõe que o candidato é estudante de um ciclo de estudos ou de um curso não conferente de grau, lecionado numa Instituição de Ensino Superior.

Fatores de preferência:

1- Experiência na área do projeto, em áreas afins ao projeto;

2- Conhecimentos em: ambientes UNIX/Linux; Linguagens de programação (Python, C, C++, C#); Framework ROS (Robot Operating System); Framework QT;

3- Experiência na área de desenho e criação de aplicações e serviços Web: HTML, PHP, Javascript, sobre a framework AngularJS e Smarty.

Requisitos mínimos: Ser estudante inscrito num curso de mestrado na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ou área científica afim, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

Plano de trabalhos

OBJETIVOS DA BOLSA: Implementar duas interfaces homem máquina, que sejam capaz de interagir, através do envio de ordens e comandos, com um sistema multi robô a operar na framework ROS (Robot Operating System): Interface de configuração do sistema (criação do mapa de ocupação, definição das trajetórias possíveis; identificação das estações de trabalho no mapa , identificação dos pontos de carga de baterias, identificação das trajetórias de objetos exteriores movéis); Interface de Operação e Monitorização (monitorização do estado dos AGVs em 2D, a sua posição, o que está a executar, monitorização das tarefas, mensagens de problemas, etc.).

SÍNTESE DO PLANO DE TRABALHOS E DE FORMAÇÃO:

1. Implementação do ambiente de simulação a ser utilizado, definição da informação a ser trocada entre interface e desing do mockup da interface;

2. Desenvolvimento dos módulos em ROS para orquestrar a interação entre a interface e o restante sistema;

3. Desenvolvimento e implementação da interface de configuração;

4. Desenvolvimento e implementação da interface de Operação e Monitorização;

5. Testes e melhorias da escalabilidade e acessibilidade da interface.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no  INESC TEC, Porto, Portugal, sob a orientação científica do  Pedro Gomes Costa.

Duração da bolsa3 meses 15 dias, com início previsto para 2023-03-16.

15/02/2023 , Por COMPETE 2020