Bolsa de Investigação para Mestre | ASTRIIS

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para detentor do grau de Mestre em Informática, Engenharia Eletrónica e Computadores, Ciências da computação, Matemática, física ou área relacionada, no âmbito do projeto ASTRIIS: Atlantic Sustainability Through Remote and Integrated In-situ Solutions, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 17 a 31 de março de 2023.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os dois seguintes requisitos:

Requisito 1:

- Ser estudante inscrito num Doutoramento, nas áreas de Engenharia Informática, Engenharia Eletrónica e Computadores, Ciências da Computação, Matemática, Engenharia Física e áreas afins, requisito a ser comprovado no ato da contratação.

E

Requisito 2:

- Ser detentor do grau de Mestre em Informática, Engenharia Eletrónica e Computadores, Ciências da computação, Matemática, física ou área relacionada. 

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosO projeto ASTRIIS tem como principal objetivo é um projeto mobilizador que visa desenvolver conhecimentos técnico‐científicos para a conceção e implementação de produtos e serviços de informação integrados e personalizáveis, bem como a sua aplicação e valorização em setores da Economia do Mar com elevado potencial de desenvolvimento e criação de valor. Nesse sentido, o bolseiro será integrado nas atividades do “PPS1 ‐ Gestão do Projeto” e “PPS6 ‐ Sistema de  planeamento e controlo de execução muti‐veículo para observação sinóptica e mapeamento adaptativo” abaixo indicadas: 

PPS1:

A1 ‐ Gestão de projeto

A2- Disseminação

PPS6:

A25- Desenvolvimento de sistema

A27- Integração de Sistemas

A28- Avaliação e teste e demostração

A29- Gestão de PPS 6

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Prof. João Tasso de Figueiredo Borges de Sousa.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em março de 2023, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto. 

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 2 do art.º 10º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto, a bolsa não será atribuída.

17/03/2023 , Por COMPETE 2020