Bolsa de Investigação para Mestre | GEMIS

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Física, Engenharia Física ou áreas afins, no âmbito do projeto GEMIS: Graphene-enhanced Electro-Magnetic interference Shielding, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto até  11 de julho 2022.

Requisitos de admissão: A bolsa de investigação destina-se a atividades de I&D de mestres inscritos em cursos de licenciatura não académicos integrados no projeto educativo da instituição, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa está aberta. A obrigatoriedade de inscrição em curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico será verificada na data da contratação da bolsa;

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição em curso não académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano letivo ou sua duração (início e termo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de inscrição.

Requisitos obrigatórios:

1. Os candidatos devem possuir, à data da candidatura, o grau de Mestre numa das seguintes áreas: Física, Engenharia Física ou áreas afins.

2. Não ter beneficiado de bolsa de investigação de grau não conferido por um período cumulativo de 2 anos seguidos ou interpolados.

Plano de trabalhosO plano de trabalho faz parte do projeto GEMIS:Graphene-enhanced Electro-Magnetic interference Shielding. Envolve o estudo, caracterização e modelagem de propriedades elétricas (resistividade elétrica) e dielétricas (espectroscopia de impedância) de compósitos à base de grafeno. Os estudos serão realizados em função da temperatura e numa ampla faixa de frequências. Em conjunto com a tarefa de desenvolvimento dos compósitos, o objetivo é caracterizar e otimizar a atenuação do sinal eletromagnético nas amostras, visando o desenvolvimento de compósitos com alta capacidade de blindagem eletromagnética.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será realizado no Centro de Física das Universidades do Minho e Porto, localizado no Campus de Gualtar, Universidade do Minho, em Braga, sob a orientação científica do Professor Bernardo Almeida.

Duração da bolsaA bolsa decorrerá por um período de 10 meses, com início provisório em agosto de 2022. Bolsa não renovável.

 

27/06/2022 , Por COMPETE 2020