Bolsa de Investigação para Mestre ou Doutorado | Building HOPE
A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre ou Doutorado em Engenharia Mecânica, Energia para Sustentabilidade, Sistemas de Energia Sustentável ou similar, no âmbito do projeto Building HOPE: Building Holistic Optimization of Prosumed Energy, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.
Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 11 a 22 de julho 2022.
Requisitos de admissão: Mestrado ou Doutoramento em Engenharia Mecânica, Energia para Sustentabilidade, Sistemas de Energia Sustentável ou similar.
Se titular do grau de Mestre, o bolseiro deverá ser preferencialmente estudante de Doutoramento (Engenharia Mecânica, Sistemas Sustentáveis de Energia ou similar) OU matriculado em curso de licenciatura não conferente adequado ao plano de trabalho.
Se for titular do grau de DOUTOR, o bolseiro deve cumprir cumulativamente os requisitos previstos no n.º 3 do artigo 7.º da RBIFCT:
a) O grau de doutor obtido nos 3 anos anteriores à data de apresentação da candidatura;
b) A investigação seja realizada em organização de acolhimento diferente daquela em que foi obtido o grau;
c) As atividades de pesquisa não requerem experiência pós-doutoral;
d) As atividades de pesquisa tenham prazo de desenvolvimento e execução igual ou inferior a três anos;
e) O bolseiro não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de três anos nesta modalidade de bolsa, consecutivos ou interpolados.
Para a apreciação da alínea e) é importante que o(s) candidato(s) verifique(m) se já detiveram este tipo de bolsa ao abrigo do Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro, bem como no período regulamentar anterior, financiado direta ou indiretamente pela FCT.
Será dada preferência a candidatos com Doutoramento e os candidatos com Mestrado só serão admitidos se não se candidatarem candidatos com Doutoramento, ou, caso se candidatem, que estes não se encontrem na área de formação pretendida e/ou não a experiência acima referida.
Plano de trabalhos:
- Desenvolver um framework de otimização multi-objetivo que permita atingir diferentes objetivos de redução de custos, bem como funcionalidades de interação com a rede;
- Desenvolver um segundo modelo de otimização multiobjetivo de camada de nível superior que permitirá a implementação de um esquema de coordenação distribuído para orquestrar a operação de ativos de construção em várias escalas espaciais (por exemplo, zona, prédio inteiro, campus e vizinhança);
- Desenvolvimento de soluções de previsão de saúde para operação de ativos;
- Criação de ferramenta de otimização holística multi-objetivo;
- Contribuir na elaboração e publicação de relatórios;
- Contribuir e escrever artigos científicos;
- Contribuir para as tarefas de comunicação, informação e divulgação no âmbito do projeto;
- Participar de reuniões internacionais, conferências e workshops.
Local de trabalho e Orientação científica: Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DEM-FCTUC) da Universidade de Coimbra.
Orientação científica: Professor Manuel Carlos Gameiro da Silva e Dr. Ehsan Asadi.
Duração da bolsa: 11 meses não podendo ir além da data final do projeto (30/06/2023). Não renovável.